Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Acerca da tecnologia para armazenamento de dados digitais em Solid State Drive (SSD), assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) A tecnologia de armazenamento em SSD é a memória flash, também presente em dispositivos de armazenamento removíveis.

Acerca da tecnologia para armazenamento de dados digitais em Solid State Drive (SSD), assinale a alternativa correta.
a)  As unidades SSD são adequadas para armazenamento de dados voláteis, porém não podem substituir os discos rígidos convencionais, uma vez que não são capazes de armazenar dados de modo permanente.
b)  A tecnologia de armazenamento em SSD é a memória flash, também presente em dispositivos de armazenamento removíveis.
c)  As partes mecânicas de um SSD são construídas com nanotecnologia, o que lhes confere vantagem sobre os discos rígidos magnéticos.
d)  Os discos rígidos (HDD) são mais rápidos que as unidades SSD, pois eles efetuam a leitura dos dados armazenados de modo sequencial.
e)  Para aumentar a vida útil e garantir a alta velocidade de uma unidade SSD, recomenda-se a desfragmentação frequente desse dispositivo

   

Memória Primária é responsável por armazenar os dados e instruções que são utilizadas pela CPU (Central Processing Unity). A capacidade de armazenamento é bem menor que a capacidade de memória secundária. É volátil, ou seja, é apagada quando o computador é desligado, e não armazena dados de forma permanente, mas temporária. 
 

Memória Secundária, que é a mesma coisa que memória auxiliar ou externa, ou seja, uma memória que permite a manutenção dos dados mesmo que o computador seja desligado, sendo, portanto, uma memória não volátil.

 

HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. 

 

Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos gastam menos energia que os HDs antigos.

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – As unidades SSD são adequadas para armazenamento de dados voláteis, porém não podem substituir os discos rígidos convencionais, uma vez que não são capazes de armazenar dados de modo permanente.

Errada"Volátil" ou "não volátil" são características que podem ser atribuídas a dispositivos de armazenamento, e não a dados, ou seja, não falamos em "dados voláteis" nem em dados "não voláteis". Dispositivos SSD são unidades não voláteis, ou seja, podem armazenar dados de forma permanente e, gradativamente, estão substituindo unidades de HD tradicionais. 

B – A tecnologia de armazenamento em SSD é a memória flash, também presente em dispositivos de armazenamento removíveis.

Certa: de fato, conforme comentado acima, dispositivos do tipo SSD utilizam bancos de chips de flash-rom, que é a mesma memória usada em pendrives, que são dispositivos de armazenamento removíveis

C – As partes mecânicas de um SSD são construídas com nanotecnologia, o que lhes confere vantagem sobre os discos rígidos magnéticos.

Errada: conforme comentado acima, unidades de SSD não utilizam dispositivos móveis, ou seja, partes mecânicas. 

D – Os discos rígidos (HDD) são mais rápidos que as unidades SSD, pois eles efetuam a leitura dos dados armazenados de modo sequencial.

Errada: leitura sequencial é um método no qual os dados são lidos na mesma ordem na qual foram gravados, o que exige muito tempo para que sejam lidos. Nem os HDs, nem SSDs utilizam tal método: em ambos os casos, o acesso é direto, ou seja, os dispositivos usam índices que os permitem acessar diretamente o local onde estiver o dado necessário, sem necessidade de ler qualquer outro dadoSSDs são mais rápidos do que HDs por não possuírem partes móveis, já que o acesso aos dados em um SSD é feito através de chips, e não através de motores, como ocorre com os HDs.

E - Para aumentar a vida útil e garantir a alta velocidade de uma unidade SSD, recomenda-se a desfragmentação frequente desse dispositivo.

Erradadesfragmentação é um procedimento efetuado pelo Desfragmentador de Discos do Windows, que reordena os dados do disco para aumentar a velocidade de abertura de arquivos e prolongar a vida útil do equipamento já que, com os arquivos desfragmentados, os dispositivos mecânicos movimentam-se menos vezes

Dispositivos de SSD não devem ser desfragmentados: além de desnecessária, esta operação diminui a vida útil deste equipamento. Ao utilizar unidades desta tecnologia, é inclusive recomendável desativar a desfragmentação automática do Windows quando uma unidade deste tipo é instalada no computador.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *