Assinale a alternativa correta relacionada com dispositivos de armazenamento externo.
- A) Versões mais antigas do sistema operacional do computador, como o Windows 8 ou anteriores, não suportam o uso de HDs externos.
- B) Os SSDs apresentam como uma de suas desvantagens um número limite de gravações.
- C) Quando são utilizados HDs e SSDs externos, ambos necessitam ter a mesmo tempo de acesso a cada dado armazenado por questões de compatibilidade.
- D) Comparando-se as unidades de armazenamento de dados para uso externo, tem-se que os HDs não são do tipo plug and play, ao contrário dos SSDs.
- E) Os SSDs correspondem a uma versão miniaturizada dos HDs, que utiliza microdiscos e micromecanismos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os SSDs apresentam como uma de suas desvantagens um número limite de gravações.
HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado.
Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos e gastam menos energia que os HDs antigos.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Versões mais antigas do sistema operacional do computador, como o Windows 8 ou anteriores, não suportam o uso de HDs externos.
Errada: desde o Windows XP há suporte do Windows há suporte para o uso de HDs externos.
B – Os SSDs apresentam como uma de suas desvantagens um número limite de gravações.
Certa: de fato, pela natureza da memória flash, utilizada em unidades SSD, os ciclos de escrita são limitados. Segundo o site especializado em informática Olhar Digital:
O SSD tem uma vida útil pré-determinada, ao contrário do que é verificado nos HDs. Existe um limite sobre quantas operações de gravação e leitura podem ser feitas antes de o componente estragar e precisar ser trocado.
C – Quando são utilizados HDs e SSDs externos, ambos necessitam ter a mesmo tempo de acesso a cada dado armazenado por questões de compatibilidade.
Errada: conforme comentado acima, as unidades de SSD são mais rápidas do que os HDs, ou seja, não há qualquer necessidade de que tais unidades "tenham a mesmo tempo de acesso a cada dado armazenado".
D – Comparando-se as unidades de armazenamento de dados para uso externo, tem-se que os HDs não são do tipo plug and play, ao contrário dos SSDs.
Plug and play é o nome de uma tecnologia que permite que um dispositivo seja facilmente instalado em um computador, sem necessidade de configurações de hardware: como o próprio nome já sugere, um equipamento plug and play é um dispositivo que, logo após a instalação física, já está pronto para uso, sem necessidade de configurações extras de hardware. Ocorre que, no passado, quando ainda não existia a tecnologia plug and play, ao instalar um dispositivo na placa mãe, era necessário alterar o posicionamento de diminutos equipamentos, chamados “dip switches”, o que exigia conhecimentos avançados de eletrônica. A tecnologia plug and play dispensa tais conhecimentos na instalação de equipamentos.
Errada: atualmente, a maioria dos modelos tanto de HDs quanto de SSDs são plug and play.
E – Os SSDs correspondem a uma versão miniaturizada dos HDs, que utiliza microdiscos e micromecanismos.
Errada: conforme comentado acima, SSD e HD são duas tecnologias totalmente diferentes de unidades de armazenamento. Enquanto SSD usa chips de memória, o HD usa discos magnéticos para armazenar informações.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário