Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre o armazenamento de informações em um SSD.
- A) Dados são organizados em uma divisão de setores, trilhas e cilindros.
- B) É formado por uma memória do tipo ROM.
- C) É mais lento que o armazenamento em um HD.
- D) É mais rápido que uma memória RAM.
- E) No SSD, além do armazenamento real do SSD, existe uma memória auxiliar, similar a uma memória cache.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) No SSD, além do armazenamento real do SSD, existe uma memória auxiliar, similar a uma memória cache.
Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos e gastam menos energia que os HDs antigos.
HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado.
ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:
- Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
- Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
- Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
- Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: Bios, Post e set-up.
RAM (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar e, justamente por isto, é conhecida como memória do usuário. A RAM é a memória na qual ficam os programas que a CPU executa e os dados que a CPU utiliza. A RAM é composta por chips, que são fixados em módulos, coloquialmente conhecidos como pentes, os quais são conectados diretamente à placa-mãe, que é a placa na qual todos os demais dispositivos são conectados.
Placa-mãe é a placa mais importante da máquina, pois tem a função de integrar todos os componentes eletrônicos do computador. Para entender melhor a função desta placa, devemos lembrar que os componentes de um computador precisam se comunicar com outros componentes, e todos eles são conectados a circuitos. A função da placa mãe é permitir que estes circuitos comuniquem-se uns com os outros: esta placa possui uma porção de “portas”, de vários tipos, onde os dispositivos são conectados, e o hardware da placa mãe faz que com que haja a comunicação entre os componentes – por isso, todos os componentes de um computador são conectados à placa mãe.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Dados são organizados em uma divisão de setores, trilhas e cilindros.
Errada: chips de SSD não são organizados em setores, trilhas e cilindros, pois é possível identificar o local onde onde um determinado dado está armazenado no SSD sem tais estruturas, as quais são usadas em discos magnéticos, como é o caso do HD, por exemplo.
B – É formado por uma memória do tipo ROM.
Errada: os chips usados em SSDs são diferentes daqueles usados na memória ROM: enquanto a ROM é composta por PROM, EPROM ou EEPROM, os chips usados em unidades de SSD são do tipo FLASH-ROM.
C – É mais lento que o armazenamento em um HD.
Errada: como a leitura e gravação de dados em SSD não evolve a utilização de motores, tais operações são mais rápidas do que nos HDs
D – É mais rápido que uma memória RAM.
Errada: o acesso à memória RAM é mais rápido do que o acesso ao SSD: primeiro por causa do tipo de chip usado na RAM, que permite o acesso mais rápido aos dados e, segundo, porque a RAM está muito mais próxima à CPU do que o SSD, que usa um barramento para conexão com a placa-mãe, e os chips da RAM são conectados diretamente nesta placa.
E – No SSD, além do armazenamento real do SSD, existe uma memória auxiliar, similar a uma memória cache.
Certa: o termo cache significa áreas nas quais os dados ficam próximos a quem necessita de deles ou a quem os processa. Muitos modelos de SSD, de fato, utilizam um tipo de memória RAM (especificamente DRAM - Dynamic Random Access Memory) como cache, como indica o site Oficina dos bits, como vemos a seguir:
DRAM e DRAM-Less
Você certamente já ouviu falar de DRAM, sigla para Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica, não é mesmo? Afinal de contas, todo computador tem memória RAM instalada. Mas o que isso tem a ver com os SSDs, afinal?
Memórias DRAM são mais rápidas do que os NAND Flash. Em um SSD DRAM-Less (sem DRAM), o mapa de todos os dados é armazenado na memória NAND do SSD e acessado sob demanda. Entretanto, essa memória é mais lenta e acaba gerando um gargalo no acesso às informações.
Em um SSD com DRAM, a memória é utilizada como um cache aonde esse mapa de dados é armazenado. Além de esse ser mais rápido do que a memória flash, ele também acaba por aumentar a vida útil do SSD, já que esses dados passam a ser armazenados nessa memória e não mais diretamente no NAND Flash.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário