Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação a conceitos de informática, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Em qualquer computador, existe um conjunto de endereços de memória que os programas podem produzir e que podem ser gerados utilizando-se indexação, registradores de base, de segmento e outras maneiras, sendo os endereços gerados por programas chamados endereços virtuais.

Analisando as alternativas, temos que:

A – Programa é um conjunto aleatório de diretivas que estabelecem o que deve ser feito e especificam a sequência de atividades a ser realizada pela máquina.

Errada: um programa é um conjunto de instruções (que podem ser chamadas de diretivas) as quais são criteriosamente elaboradas e dispostas em uma sequência lógica de tal forma que possam executar uma determinada tarefa quando o programa for executado, ou seja, não é "um conjunto aleatório de diretivas". 

B – Hardware, também conhecido por firmware, é um conjunto formado pelos comandos lógicos relativos a circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas de um computador, como, por exemplo, impressora, modem, monitor, teclado e placas.

Errada: hardware e firmware são conceitos bem diferenteshardware é o conjunto de dispositivos físicos de um computador, ou seja, qualquer dispositivo que possa ser “tocado” é classificado como hardware, como circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas são componentes de hardware.  Outros exemplos de hardware: teclado, monitor, impressora, cabo, placas, chip, unidade de disco, modem, etc.

Firmware é o nome dado a um programa gravado de fábrica no chip de um equipamento, como os programas da memória ROM.

C – Em qualquer computador, existe um conjunto de endereços de memória que os programas podem produzir e que podem ser gerados utilizando-se indexação, registradores de base, de segmento e outras maneiras, sendo os endereços gerados por programas chamados endereços virtuais.

Certa: de fato há técnicas que podem ser usadas em programas, tais como indexação e registradores de base, os quais permitem criar endereços de memória conhecidos como endereços virtuais.

D – O sistema operacional, conjunto de programas que supervisionam e auxiliam a execução dos diversos softwares aplicativos instalados no computador, é, em geral, formado por um conjunto de programas que inclui os compiladores e os interpretadores.

Erradasistema operacional pode ser definido como um conjunto de arquivos (dados e programas) que prepara o ambiente para que o usuário possa utilizar qualquer programa no computador. Efetivamente, ele torna o computador “operacional”, pois assume o controle integral da máquina quando é carregado, gerenciando os dispositivos mais importantes do computador, como a CPUunidades de entrada e saída e as memórias.

É correto, portanto, afirmar que o sistema operacional "supervisiona e auxilia a execução de softwares aplicativos", mas em tal sistema não há compiladores nem interpretadores, ou seja, tais programas devem ser obtidos pelo usuário, sendo que:

  • compilador é um programa usado por programadores que, forma bem resumida, gera um programa executável (em linguagem de máquinaa partir de um programa fonte (em linguagem de alto nível, ou seja, uma linguagem fácil de ser utilizada por humanos).  
  • interpretador é um programa usado por algumas linguagens de programação, capaz de decodificar e executar as instruções de um programa a cada vez que o programa é executado.

E – A capacidade da memória principal é naturalmente limitada para a guarda e recuperação de informações e, para se resolver essa limitação, desenvolveu-se a memória secundária, também denominada memória RAM de massa, de maior capacidade, menor custo, capaz de manter total permanência das informações e constituída, entre outros elementos, por fitas magnéticas, discos, disquetes e CDs.

Erradamemória principal, também chamada de primária, recebe tal denominação por ser indispensável para o correto funcionamento do computador. É composta pela RAM (Random Access Memory) que é conhecida como a memória do usuário, já que armazena os programas e dados escolhidos pelo usuário para que sejam utilizados pela CPU. Na maioria das vezes nas quais o termo "memória principal" é mencionado, é uma referência à RAM, que é volátil, ou seja, só armazena dados enquanto o computador está ligado:

Memória de massa, que é a mesma coisa que memória secundáriaauxiliar ou externa,  permite a manutenção dos dados mesmo que o computador seja desligado, sendo, portanto, uma memória não volátil. Os dados são enviados desta memória para a memória principal para que sejam utilizados pelo processador. 

A memória principal é realmente limitada (ou seja, pequena) e para que seja possível armazenar uma quantidade maior de dados, existe a memória secundária, também conhecida como de massa, de  maior capacidade, menor custo, capaz de manter total permanência das informações e constituída, entre outros elementos, por fitas magnéticas, discos, disquetes e CDs. No entanto, conforme comentado acima, a RAM é memória principal, e não de massa.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *