Como o computador do escritório de uma empresa está lento, um técnico aumentou a memória de 4 para 8 GB. Como se trata de um computador cujos processador e o sistema operacional Windows são de 32 bits, pode-se concluir corretamente que:
- A) isso vai resolver o problema da lentidão e dobrar a velocidade do computador.
- B) a memória colocada é do tipo ROM e vai resolver o problema da lentidão.
- C) nesse caso, o aumento da memória não vai resolver o problema da lentidão.
- D) o computador não vai ligar, pois podem ser endereçados pelo processador no máximo 4 GB de memória.
- E) a placa-mãe do computador será danificada, pois haverá sobrecarga de energia.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) nesse caso, o aumento da memória não vai resolver o problema da lentidão.
Como o computador do escritório de uma empresa está lento, um técnico aumentou a memória de 4 para 8 GB. Como se trata de um computador cujos processador e o sistema operacional Windows são de 32 bits, pode-se concluir corretamente que:
a) isso vai resolver o problema da lentidão e dobrar a velocidade do computador.
b) a memória colocada é do tipo ROM e vai resolver o problema da lentidão.
c) nesse caso, o aumento da memória não vai resolver o problema da lentidão.
d) o computador não vai ligar, pois podem ser endereçados pelo processador no máximo 4 GB de memória.
e) a placa-mãe do computador será danificada, pois haverá sobrecarga de energia.
Processador é a mesma coisa que CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento): é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas (que devem estar na linguagem que a CPU entende, que é uma linguagem de máquina) e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador.
A finalidade de um processador é executar as instruções dos programas. Para tanto, há um dispositivo no processador que gera pulsos, e cada um dos pulsos gerados pode ser chamado de "ciclo". "32" ou "64" bits informa a quantidade de bits que o processador pode processar a cada ciclo. Os processadores modernos são de 64 bits e, obviamente, são bem mais rápidos do que mais antigos de 32 bits, já que podem processar o dobro de bits em um mesmo ciclo.
RAM (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados, e justamente por isto é que dizemos é que ela é volátil.
ROM significa Read Only Memory, que quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações, e não poderia ser usada para armazenar as configurações, que podem ser alterada a qualquer momento e quantas vezes o usuário quiser. Tanto a RAM quanto a ROM são consideradas partes da memória principal da máquina, mas como a ROM não pode ser alterada e não influencia no desempenho da máquina, quando as questões mencionam a expressão "memória principal", inferimos que se trata da RAM.
O sistema operacional pode ser definido como um conjunto de arquivos (dados e programas) que prepara o ambiente para que o usuário possa utilizar qualquer programa no computador. Efetivamente, ele torna o computador “operacional”, pois assume o controle integral da máquina quando é carregado, gerenciando os dispositivos mais importantes do computador, como a CPU, unidades de entrada e saída e as memórias. Como o sistema de 64 bits processa o dobro de dados que um sistema de 32 bits, no mesmo espaço de tempo, o sistema de 64 bits tem desempenho muito melhor do que o sistema de 32 bits.
O principal responsável pelo desempenho de um computador é o processador: quanto mais rápido ele for, melhor desempenho terá a máquina. No entanto, a memória RAM também influencia o desempenho: ela é responsável por armazenar os programas e dados que são utilizados pela CPU. Caso a CPU necessite de uma informação que não esteja na memória RAM, a informação terá que ser lida de um dispositivo de memória auxiliar, e esta operação será muito mais demorada do que simplesmente ler a informação da memória RAM. Quando a informação requisitada pela CPU estiver na RAM, a leitura é muito rápida. Por isto, quanto maior a memória RAM, mais programas e dados ela poderá comportar, e menos vezes a CPU terá que acessar a memória auxiliar, melhorando o desempenho do computador.
Ocorre que, se o sistema operacional for de 32 bits, ele consegue acessar no máximo 4 GB de RAM, enquanto o sistema de 64 bits pode acessar até 190 GB de RAM. Por isto, mesmo que a RAM seja, de 8 GB, um sistema operacional de 32 bits conseguirá acessar, no máximo, apenas 4 GB da RAM.
Analisando as alternativas, temos que:
A – isso vai resolver o problema da lentidão e dobrar a velocidade do computador.
Errada: como visto acima, o problema não será resolvido, pois o sistema operacional de 32 bits consegue acessar apenas 4 GB de RAM, ou seja, a providência não surtirá qualquer resultado relevante.
B – a memória colocada é do tipo ROM e vai resolver o problema da lentidão.
Errada: a memória ROM é apenas de leitura, não armazena qualquer programa ou dado do usuário e não pode ser aumentada, de forma que a providência não surtirá qualquer resultado relevante.
C – nesse caso, o aumento da memória não vai resolver o problema da lentidão.
Certa: como visto acima, o problema não será resolvido, pois o sistema operacional de 32 bits consegue acessar apenas 4 GB de RAM, ou seja, a providência não surtirá qualquer resultado relevante.
D – o computador não vai ligar, pois podem ser endereçados pelo processador no máximo 4 GB de memória.
Errada: a alteração não impedirá que o computador ligue. Ele funcionará normalmente, mas não será possível acessar a memória RAM que exceder os 4 GB.
E – a placa-mãe do computador será danificada, pois haverá sobrecarga de energia.
Errada: Placa-mãe é a placa mais importante da máquina, pois tem a função de integrar todos os componentes eletrônicos do computador. Para entender melhor a função desta placa, devemos lembrar que os componentes de um computador precisam se comunicar com outros componentes, e todos eles são conectados a circuitos. A função da placa mãe é permitir que estes circuitos comuniquem-se uns com os outros: esta placa possui uma porção de “portas”, de vários tipos, onde os dispositivos são conectados, e o hardware da placa mãe faz que com que haja a comunicação entre os componentes – por isso, todos os componentes de um computador são conectados à placa mãe.
Aumentar a capacidade da RAM não causa sobrecarga de energia em nenhum componente do computador: eles são projetados para atender este tipo de operação.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário