Considerando as tecnologias de armazenamento de dados em computadores, avalie as seguintes afirmações e marque a correta:
- A) Os SSDs não possuem memória não-volátil e, portanto, perdem os dados quando desligados.
- B) HDDs utilizam discos magnéticos para armazenar dados, que são lidos e gravados por uma agulha.
- C) Os HDs, devido à sua natureza mecânica, possuem velocidades de transferência superiores aos SSDs.
- D) SSDs usam discos magnéticos que giram para ler e gravar dados, o que os torna mais rápidos do que os HDs.
- E) A interface SATA utilizada pelos SSDs não suporta velocidades de transferência superiores a 150 MB/s.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) HDDs utilizam discos magnéticos para armazenar dados, que são lidos e gravados por uma agulha.
HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado.
Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos e gastam menos energia que os HDs antigos.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Os SSDs não possuem memória não-volátil e, portanto, perdem os dados quando desligados.
Errada: dispositivos SSD são unidades não voláteis, ou seja, podem armazenar dados de forma permanente, já que seus dados não são perdidos quando o computador é desligado.
B – HDDs utilizam discos magnéticos para armazenar dados, que são lidos e gravados por uma agulha.
Certa: de fato, as cabeçassão dispositivos de escrita/leitura na mídia magnética (ou seja, nos discos do HD) e são montados sobre braços que realizam a locomoção das cabeças aos pontos a serem lidos na mídia magnética.
C – Os HDs, devido à sua natureza mecânica, possuem velocidades de transferência superiores aos SSDs.
Errada: a leitura e gravação de dados em chips (como é o caso de SSDs) é muito mais rápida que nos HDs, que necessitam do acionamento de motores para executar tais procedimentos.
D – SSDs usam discos magnéticos que giram para ler e gravar dados, o que os torna mais rápidos do que os HDs.
Errada: HDs usam discos magnéticos, SSDs usam chips de flash-rom.
E – A interface SATA utilizada pelos SSDs não suporta velocidades de transferência superiores a 150 MB/s.
Errada: de fato, as unidades de disco são conectadas através da interface SATA, e há várias gerações de interfaces SATA, como SATA I, SATA II e SATA III, com diferentes velocidades de transferência de dados. segundo o livro "Armazenamento e Gerenciamento de Informações", de G. Somasundaram e Alok Shrivastava:
SATA (Serial ATA) é uma versão serial da especificação IDE/ATA. SATA é uma tecnologia de interface de discos que foi desenvolvida por um grupo de importantes fornecedores com o objetivo de subtrair o ATA paralelo.
SATA fornece conectividade ponto a ponto até uma distância de um metro e permite a transferência de dados a uma velocidade de 150 MB/s. Melhorias no método SATA aumentaram a velocidade de transferência de dados para até 600 MB/s.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário