Discos rígidos SATA e pen-drives USB são dispositivos usados no armazenamento permanente de dados, integrados à configuração dos microcomputadores e notebooks atuais. Atualmente, dois valores para a capacidade máxima de armazenamento desses dispositivos são respectivamente:
- A) 64 MB e 512 TB.
- B) 16 GB e 32 MB.
- C) 32 MB e 8 TB.
- D) 8 TB e 64 MB.
- E) 1 TB e 16 GB.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) 1 TB e 16 GB.
Atualmente quase todos os computadores comercializados incluem pelo menos uma unidade de discos rígidos. Trata-se de um dispositivo não volátil, usado como memória auxiliar (de massa), que através da tecnologia magnética pode armazenar mais do que 5 TB de dados. O equipamento é hermeticamente fechado, e em seu interior podem existir quantidades diferentes de discos magnéticos, onde as informações são gravadas e lidas, através de cabeças magnéticas do dispositivo de discos. No passado, HDs eram conectados às placas mãe através de um barramento paralelo, chamado ATA (Advanced Technology Attachment), também conhecido como IDE (Integrated Drive Electronics). O SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é a evolução do ATA: trata-se de um barramento serial, que usa cabos bem menores que o barramento ATA.
Pen-drive é um dispositivo amplamente utilizado atualmente, utiliza um chip de memória flash-rom, no qual as informações são armazenadas. Existem vários modelos diferentes, cujas capacidades variam, havendo modelos com capacidade de até 1 TB.
Assim sendo, 64 MB, 16 GB e 32 MB são capacidades muito baixas para um disco rígido, e 8 TB muito alta; 512 TB e 8 TB são capacidades muito altas para um pen-drive, e 63 MB muito baixa e, por isto, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário