Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

É uma técnica que usa a memória secundária para armazenamento com objetivo de permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal. Estamos falando da:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) memória virtual.

É uma técnica que usa a memória secundária para armazenamento com objetivo de permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal. Estamos falando da:
a)  memória RAM.

b)  memória Cache.

c)  memória virtual.

d)  memória RAID.

 

Analisando as alternativas, temos que:

 

A – memória RAM.

 

Errada: RAM  (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório (o que significa que a CPU pode obter a qualquer momento dado que esteja armazenado em qualquer posição desta memória). Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado. Esta não é uma "memória secundária", mas faz parte da memória principal do computador.

 

B – memória Cache.

 

Errada: cache é uma memória utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Esta não é uma "memória secundária", mas faz parte da memória principal do computador. 

 

C – memória virtual.

 

Certa: Memória Virtual é um recurso gerenciado pelo sistema operacional para funcionar como uma extensão da RAM (chamada de memória principal pelo enunciado). Uma parte livre do HD armazena os dados dos programas em execução quando não houver mais espaço na RAM (funcionando como se fosse uma extensão da RAM). É importante notar que este recurso tem como objetivo aumentar a capacidade de memória RAM, e não a velocidade de processamento. O uso da memória virtual implica na utilização do HD, que é um dispositivo eletromecânico, portanto, um dispositivo mais lento do que os dispositivos unicamente eletrônicos, como os chips de memória RAM. O sistema operacional torna-se capaz de executar aplicações mesmo que os programas em execução superem a capacidade da memória RAM, através de técnicas conhecidas como paginação e segmentação.

 

D – memória RAID.

 

Errada: Raid (Redundant Array of Independent disks) é o nome dado a uma tecnologia que consiste em trabalhar com dois ou mais HDs, usada ou para evitar a perda de dados em situações críticas ou para aumentar a velocidade para gravação e leitura de informações. Não é, portanto, uma técnica para "usar a memória secundária para compartilhar memória entre vários programas".

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *