Em algumas situações, é necessário preservar dados de alguma fonte em algum tipo de armazenamento externo para backup, enquanto se faz uma análise do material original.
Assinale a alternativa que apresenta apenas tipos de armazenamento exclusivamente externo não volátil que podem ser aplicados para a situação descrita no enunciado.
- A) Pendrive, fita LTO e CD.
- B) HD, Memória RAM e DVD.
- C) Cartão de memória, Memória RAM e HD.
- D) HD, CD e SRAM.
- E) Memória ROM, DRAM e MicroSSD.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Pendrive, fita LTO e CD.
A expressão "armazenamento externo" não é comum no jargão da Informática, mas ela só pode se referir a dispositivos de memória que ficam fora do gabinete.
Volátil é a característica de um dispositivo que só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado; ao interromper o fornecimento de energia para a dispositivo todos os seus dados serão perdidos.
Os recursos mencionados nas alternativas têm as seguintes características:
- Pendrive: pen-drive é um dispositivo amplamente utilizado atualmente, utiliza um chip de memória flash-rom, no qual as informações são armazenadas. Trata-se de um dispositivo externo e não volátil.
- fita LTO: LTO (Linear tape-open) é uma tecnologia que utiliza fitas magnéticas para armazenamento de dados, desenvolvida pela HP, IBM e Quantum (Seagate). Trata-se de um dispositivo externo e não volátil.
- CD: CD é um meio de armazenamento que usa tecnologia ótica, na qual dados são gravados e lidos através do raio laser (que nada mais é do que um feixe luminoso). Trata-se de um dispositivo externo e não volátil.
- HD: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente. Trata-se de um dispositivo interno e não volátil.
- Memória RAM: RAM (Random Access Memory) armazena os programas ao serem executados pela CPU, além dos dados que serão utilizados durante o processamento, e o acesso à RAM é aleatório. Trata-se de um dispositivo interno e volátil.
- DVD: DVDs são fabricados a partir de um polímero plástico, com a função de armazenar dados para uso posterior, atuando como memória auxiliar nos computadores. Assim como o CD, é um meio de armazenamento que usa tecnologia ótica, na qual dados são gravados e lidos através do raio laser. Trata-se de um dispositivo externo e não volátil.
- Cartão de memória: cartão de memória é um dispositivo que permite armazenar dados, muito usado em dispositivos portáteis, como câmeras fotográficas e smartphones. Trata-se de um dispositivo externo e não volátil.
- SRAM: além de ser um dispositivo interno, segundo o livro "Sistemas Digitais: Fundamentos e Aplicações", de Thomas Floyd:
As duas categorias de RAM são a RAM estática (SRAM) e a RAM dinâmica (DRAM). As RAMs estáticas geralmente usam latches como elemento de armazenamento e, portanto, podem armazenar dados indefinidamente enquanto a tensão de alimentação estiver presente. As RAMs dinâmicas usam capacitores como elementos de armazenamento e não podem reter os dados por muito tempo sem que o capacitor seja recarregado por um processo denominado renovação (refresh). Tanto as RAMs estáticas quanto as RAMs dinâmicas perdem os dados quando a alimentação é removida e, portanto, são classificadas como memórias voláteis.
- Memória ROM: ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações, e é um dispositivo interno. Características da ROM:
- Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
- Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
- Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
- Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.
- DRAM: DRAM é, de forma técnica, a memória principal (logo, um dispositivo interno) de um computador, já que é nela que são armazenados os programas que deverão ser executados pela CPU, bem como os dados que serão utilizados por estes programas. Como qualquer memória RAM, é volátil.
- Micro SSD: SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos e gastam menos energia que os HDs antigos. Tais unidades vêm substituindo os HDs tradicionais nos computadores de altíssimo desempenho. Trata-se de um dispositivo externo e não volátil.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário