Em relação aos discos rígidos, o setor que contém a tabela de partição do disco, responsável pelo boot (ou inicialização), é conhecida como:
- A) Cluster;
- B) MBR;
- C) SCSI;
- D) FAT;
- E) NTFS.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) MBR;
Em relação aos discos rígidos, o setor que contém a tabela de partição do disco, responsável pelo boot (ou inicialização), é conhecida como:
a) Cluster;
b) MBR;
c) SCSI;
d) FAT;
e) NTFS.
Boot é um procedimento através do qual programas de uso frequente do sistema operacional são copiados da memória auxiliar (onde o sistema operacional fica armazenado) para a memória RAM. Este procedimento tem como principal finalidade melhorar o desempenho na execução de programas importantes do sistema operacional: como todo programa executado pela CPU tem que estar na memória RAM, Assim sendo, se o programa já estiver na RAM, o tempo que seria gasto para copiar o programa da memória auxiliar para RAM é poupado.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Cluster;
Errada: um disco rígido de um HD é dividido em várias partes, para poder armazenar os dados do usuário. Nesta divisão, os setores representam o local do disco onde os dados são efetivamente gravados. Cluster é o nome dado a um conjunto de setores: ele facilita o gerenciamento dos dados de um HD, por parte do sistema operacional – se o gerenciamento considerasse os setores individualmente, isto representaria uma dificuldade grande para esta operação, já que em um HD existe uma enorme quantidade de clusters. Na figura abaixo, podemos visualizar estes elementos na superfície de um disco:
B – MBR;
Certa: MBR (Master Boot Record): é uma tabela de partições, que define a estrutura das partições, mantendo a informação sobre como as partições lógicas estão organizadas no disco, com algumas limitações significativas. Corresponde ao primeiro setor de um disco, responsável pelo boot.
C – SCSI;
Errada: SCSI (Small Computer System Interface): não é o nome de um setor de um HD, é um barramento com velocidade relativamente alta, destinado a equipamentos industriais, principalmente com HDs. Exige a utilização de uma placa específica.
D – FAT;
Errada: FAT (File Allocation Table - tabela de alocação de arquivos) usada pelo NTFS é uma tabela com a indicação dos arquivos contidos no disco rígido, é organizada de forma sequencial. Assim sendo, caso o arquivo buscado esteja no começo da lista de arquivos da FAT, será rapidamente encontrado; caso contrário, imaginando um HD com uma grande quantidade de arquivos, se o arquivo desejado estiver no fim da lista, o tempo necessário para encontrá-lo será maior. Por causa disto, a Microsoft implementou um recurso chamado "busca por índice" na partições NTFS, agilizando este processo
E - NTFS.
Errada: NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos que surgiu com o lançamento do Windows NT. Sua confiabilidade e desempenho fizeram com que fosse adotado nos sistemas operacionais posteriores da Microsoft, como Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.1, entres outros. Uma característica marcante do NTFS é o seu esquema de permissões de acesso.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário