Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação aos tipos às memórias do tipo RAM, analise as afirmações a seguir:

I. O ganho de desempenho da DDR2 em relação à DDR não é tão grande. Mas a DDR2 oferece a vantagem de trabalhar com uma tensão mais baixa: apenas 1,8 V contra 2,5 V das memórias DDR.

II. Por trabalharem com uma tensão mais baixa, as memórias DDR2 consomem mais energia que as memórias DDR, já que vão necessitar de uma corrente mais elevada.

III. Nada impede que seja utilizado um módulo DDR-400 em uma placa mãe configurada para trabalhar a 133MHz.

Estão CORRETAS APENAS:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I e III;

A RESPOSTA É A LETRA E mas, surpreendentemente, o gabarito fornecido pela banca foi a LETRA A

 

 

 

 

 

Estão CORRETAS APENAS:
a)  I e III;
b)  II e III;
c)  I;
d)  II;
e)  III;

 

Analisando as afirmativas, temos que:

 

Errada: RAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados.

DDR (Double Data Rate) é um tipo de RAM que utiliza frequência dupla de transferência de dados, utilizando circuitos que permitem gerar comandos de acesso e receber dados referentes às leituras duas vezes por ciclo do clock, executando uma operação no início do ciclo e outra no seu fim.

A DDR2 foi lançada em 2003 e opera dados externos duas vezes mais rápido do que a DDR devido a um sinal de barramento aprimorado. A DDR2 opera na mesma velocidade do clock interno em relação à DDR, porém, as taxas de transferência são mais rápidas para o sinal de barramento de entrada/saída aprimorado. A DDR2 tem uma pré-busca de 4 bits, duas vezes superior à pré-busca da DDR

(Fonte: https://br.crucial.com/articles/about-memory/difference-among-ddr2-ddr3-and-ddr4-memory)

   

Como vemos na figura acima, o desempenho da DDR2 é o dobro do desempenho da DDR, ou seja, um grande ganho de desempenho. Além disto, o fato de de a DDR2 rabalhar com uma tensão operacional (1,8 V) mais baixa do que a DDR (2,5 V) é uma vantagem, já que gera menos consumo de energia e permite a operação em temperaturas menores

 

Errada: a tensão mais baixa faz com que o consumo de energia seja menor, pois o consumo em watts é obtido multiplicando a tensão (“voltagem) pela corrente (amperagem).

 

Certa: de fato, segundo o site BootBlock Bios Info (https://bootblockbios.wordpress.com/hardware/memoria-ram/tecnologias-em-memoria-ram/):

Assim como no caso dos módulos SDR, existem módulos de memória DDR CL2 e CL3, sendo que nos CL2 o tempo do acesso inicial é reduzido em um ciclo, resultando em um pequeno ganho de desempenho. Como as DDR realizam duas operações por ciclo, surgiram também os módulos CL2.5, que ficam no meio do caminho.
 

As especificações dos módulos indicam a frequência máxima para a qual seu funcionamento foi comprovado. Nada impede que você use o módulo a uma frequência mais baixa que o especificado; você pode usar um módulo DDR-400 em uma placa-mãe configurada para trabalhar a 133 MHz, por exemplo, mas nesse caso não existe ganho de desempenho com relação a um módulo DDR-266, com exceção de pequenas diferenças relacionadas ao valor CAS ou à temporização dos dois módulos.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E mas, surpreendentemente, o gabarito fornecido pela banca foi a LETRA A

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *