Embora os discos rígidos (HD) sejam ainda muito utilizados, as unidades de estado sólido (SSD) vêm cada vez mais sendo utilizadas. Comparando os HDs convencionais com os SSDs, tem-se que
- A) a vida útil dos SSDs é maior do que a dos HDs.
- B) o consumo dos SSDs é maior do que o dos HDs.
- C) o preço por bit de armazenamento dos SSDs é menor do que o dos HDs.
- D) os tempos de leitura e escrita dos SSDs são maiores do que os dos HDs.
- E) os SSDs são mais resistentes do que os HDs em relação a movimentos, quedas ou interferências magnéticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) os SSDs são mais resistentes do que os HDs em relação a movimentos, quedas ou interferências magnéticas.
Vamos passar por cada alternativa:
A) a vida útil dos SSDs é maior do que a dos HDs.
ERRADA. É exatamente o contrário. Apesar de ser uma tecnologia mais moderna, a vida útil dos SSDs é menor que dos HDs. Isso se deve ao fato de que as gravações feitas vão desgastando a capacidade do SSD de reter carga elétrica o que não ocorre nos HDs.
B) o consumo dos SSDs é maior do que o dos HDs.
ERRADA. O consumo aqui se refere ao consumo de energia elétrica e este é maior em HDs do que em SSDs. Segundo o site da Avell1:
Consumo de energia
Um disco rígido típico consome, em média, 4 watts de energia. Pode parecer pouca coisa, já que uma CPU de notebook mais voltada para desempenho chega a consumir até 45 watts. Mas é bastante coisa, considerando que um SSD consome entre 0,05 watts e 1,3 watts (no máximo). Isso se traduz em alguns minutos extras de bateria, dependendo da configuração, além de significar uma economia de luz no longo prazo.
C) o preço por bit de armazenamento dos SSDs é menor do que o dos HDs.
ERRADA. É exatamente o contrário. Os SSDs possuem preço por bit mais caro que HDs (para saber isso basta dividir o preço do dispositivo pelo seu tamanho). Os SSDs são mais caros e com capacidade de armazenamento menor.
D) os tempos de leitura e escrita dos SSDs são maiores do que os dos HDs.
ERRADA. É exatamente o contrário. A maior vantagem do SSD com relação ao HD é justamente o tempo de leitura e escrita que é muito menor (mais rápida).
E) os SSDs são mais resistentes do que os HDs em relação a movimentos, quedas ou interferências magnéticas.
CORRETA. Uma observação interessante é que na letra "A" foi explicado que a vida útil do SSD é menor que a do HD. Mas entenda que vida útil está ligada ao uso normal do equipamento e não a acidentes. O SSD, por não possuir partes mecânicas, é mais resistente a este tipo de ocorrência.
Referência:
1 - http://blog.avell.com.br/ssd-tire-todas-duvida-entenda-vantagens/
Deixe um comentário