Existe um tipo de memória volátil normalmente utilizada em cache da CPU (por exemplo, nos níveis L1, L2 e L3 de cache dos microprocessadores), bem como em bufferl cache de discos.
Esse tipo de memória é a
- A) DDRAM.
- B) DRAM.
- C) SROM.
- D) SRAM.
- E) DROM.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) DDRAM.
Analisando as alternativas, temos que:
A – DDRAM.
Errada: sequer existe memória com tal denominação.
B – DRAM.
Errada: DRAM - (Dynamic RAM) é um tipo de chip que precisa receber energia dinamicamente (ou seja, continuamente) para armazenar as informações. Estes chips estão fixados nos pentes de memória (cujo termo técnico é módulo de memória) que são usados para armazenar os programas e dados que serão utilizados durante o processamento. Tipos de DRAM:
- SDRAM (também chamada DIMM / 1997) – módulos de até 256 MB
- DDR (lançada em 2000) – módulos de até 1 GB
- DDR 2 (lançada em 2005) – módulos de até 4 GB
- DDR 3 (lançada em 2006) – módulos de até 4 GB
- DDR 4 (lançada em 2013) – módulos de até 32 GB
A DRAM é, de forma técnica, a memória principal de um computador, já que é nela que são armazenados os programas que deverão ser executados pela CPU, bem como os dados que serão utilizados por estes programas. Assim sendo, não é usada como memória cache.
C – SROM.
Errada: sequer existe memória com tal denominação.
D – SRAM.
Certa: Cache é uma memória volátil utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a memória Cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas. É uma memória de alto custo.
E – DROM.
Errada: sequer existe memória com tal denominação.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D mas, equivocadamente, o gabarito fornecido pela banca foi a LETRA A.
Deixe um comentário