Memória de altíssima velocidade de acesso controlada e gerida pelo hardware e está localizada logicamente entre o processador e a memória principal. Fisicamente pode tanto integrar o microprocessador, como consistir de chips adicionais instalados na placa-mãe do micro. Esta descrição está relacionada a:
- A) Memória cache.
- B) Memória PROM.
- C) Memória EEPROM.
- D) Memória virtual.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Memória cache.
Memória de altíssima velocidade de acesso controlada e gerida pelo hardware e está localizada logicamente entre o processador e a memória principal. Fisicamente pode tanto integrar o microprocessador, como consistir de chips adicionais instalados na placa-mãe do micro. Esta descrição está relacionada a:
a) Memória cache.
b) Memória PROM.
c) Memória EEPROM.
d) Memória virtual.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Memória cache.
Certa: memória cache é uma memória utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a memória cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas.
B – Memória PROM.
Errada: PROM (Programmable ROM) é um chip comprado virgem pelo fabricante da placa-mãe do computador, que grava os dados necessários para o correto funcionamento do computador. Depois desta primeira gravação, os dados não podem mais ser alterados.
C – Memória EEPROM.
Errada: segundo o livro "Fundamentos de Hardware" de Luis Fernando Pizzarro Bueno Ramos:
EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory): embora a memória EEPROM também torne possível a regravação de dados, difere da EPROM pelo fato de os dados passarem a ser apagados e gravados eletricamente, ou seja, não é mais necessário mover o dispositivo para um aparelho especial e, então, executar os processos de regravação.
D – Memória virtual.
Errada: Memória Virtual é um recurso utilizado pelo sistema operacional para funcionar como uma extensão da RAM. Uma parte livre do HD armazena os dados dos programas em execução quando não houver mais espaço na RAM (funcionando como se fosse uma extensão da RAM). É importante notar que este recurso tem como objetivo aumentar a capacidade de memória RAM, e não a velocidade de processamento. O uso da memória virtual implica na utilização do HD, que é um dispositivo eletromecânico, portanto, um dispositivo mais lento do que os dispositivos unicamente eletrônicos, como os chips de memória RAM. O sistema operacional torna-se capaz de executar aplicações mesmo que os programas em execução superem a capacidade da memória RAM, através de técnicas conhecidas como paginação e segmentação.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário