Na busca de soluções para a limitação imposta pela comunicação entre processador e memória principal, foi desenvolvida uma técnica que consiste na inclusão de um dispositivo de memória entre a memória principal e o processador. Sua função básica é acelerar a velocidade de transferência das informações entre processador e memória principal e, com isso, aumentar o desempenho dos sistemas de computação. Este dispositivo é denominado:
- A) memória ROM
- B) memória RAM
- C) memória cache
- D) memória secundária
Resposta:
A alternativa correta é letra C) memória cache
Analisando as alternativas, temos que:
A – memória ROM
Errada: ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:
- Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
- Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado e, portanto, esta memória não é de armazenamento temporário, mas permanente;
- Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
- Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.
B – memória RAM
Errada: RAM - (Random Access Memory) é conhecida como a memória principal do computador, armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil (ou seja, só permite o armazenamento temporário): só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM.
C – memória cache
Certa: de fato, Cache é uma memória volátil utilizada entre a DRAM e a CPU para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (dinâmica, utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a Cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas. É uma memória de alto custo, pois sua tecnologia é bem mais desenvolvida do que a memória RAM. o
D – memória secundária
Errada: memória secundária é composta por dispositivos que armazenam dados de forma permanente, ou seja, não volátil já que os dados não são perdidos quando o computador é desligado.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário