Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na especificação de equipamentos de informática, quando se diz que “um computador possui 4 GB DDR na sua configuração”,  a referência está relacionada ao seguinte componente:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) RAM

Analisando as alternativas, temos que:

 

A - ErradaIDE (Integrated Drive Eletronics) é uma interface usada entre a placa mãe do computador e dispositivos de armazenamento em disco. Utiliza a comunicação paralela, e também pode ser chamada de ATA (Advanced Technology Attachment). Dois dispositivos podem ser conectados a uma mesma porta IDE, caso no qual um deles será considerado o Master (mestre) e o outro será considerado Slave (escravo). Neste tipo de porta podem ser conectados HDs e unidades de CDs e DVDs. Hoje em dia esta tecnologia está praticamente obsoleta, tendo sido substituída pela tecnologia SATA (Serial ATA) que é serial, conecta dispositivos de discos, como drives de HD, DVD e CD. Como os cabos são menores que na comunicação IDE (que é paralela), facilitam a refrigeração do gabinete.

 

B - Errada: dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos gastam menos energia que os HDs antigos. Tais unidades vêm substituindo os HDs tradicionais nos computadores de altíssimo desempenho.

 

C - ErradaCACHE é uma memória utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a memória CACHE localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas. É volátil e não pode ser utilizada como memória de massa.

 

D - CertaRAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados, e justamente por isto é que dizemos é que ela é volátil... 

 

memória DDR (Double Data Rate) utiliza frequência dupla de transferência de dados, utilizando circuitos que permitem gerar comandos de acesso e receber dados referentes às leituras duas vezes por ciclo do clock, executando uma operação no início do ciclo e outra no seu fim. Esta tecnologia viabiliza ganhos importantes de performance sem um aumento considerável no custo. Os módulos podem ser conhecidos pela frequência de operação ou a taxa de transferência, como vemos a seguir:

  • DDR-200 (100 MHz) = PC1600
     
  • DDR-266 (133 MHz) = PC2100
     
  • DDR-333 (166 MHz) = PC2700
     
  • DDR-400 (200 MHz) = PC3200
     
  • DDR-466 (233 MHz) = PC3700
     
  • DDR-500 (250 MHz) = PC4000

Além disto, ao comprar um módulo (ou pente) de memória, os chips já estão soldados na placa propriamente dita, sendo que os módulos para cada geração de memória DDR são fisicamente diferentes (apesar de nos casos de DDR2 DDR3 os módulos terem a mesma quantidade de pinos), não sendo possível instalar um módulo de DDR2 em um slot DDR3 (apesar de raríssimos modelos de placas mães que utilizam slots para os dois tipos de memórias). Por isto, caso o usuário deseje fazer um upgrade de DDR2 para DDR3 será necessário adquirir outra placa mãe compatível com a tecnologia DDR3

 

E - ErradaROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:

  • Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
     
  • Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
     
  • Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
     
  • Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *