Nos computadores de uma organização percebeu-se que a inicialização do Windows está muito lenta. Notou-se que cada computador leva, em média, 2,5 minutos na inicialização. Para resolver o problema, a equipe de TI resolveu colocar duas unidades de armazenamento em cada computador: uma unidade C que usa memória flash de 120 GB apenas para o Windows e uma unidade de disco D de 2TB para armazenar arquivos e softwares que não necessitam de grande rapidez na inicialização. Após esta mudança o Windows começou a inicializar cerca de 10 vezes mais rápido.
Com base nessas informações, as unidades C e D são, respectivamente,
- A) dois HDs SATA.
- B) HD SATA e HD IDE.
- C) SSD e HD.
- D) pen drive e disco rígido.
- E) dois SSDs IDE.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) SSD e HD.
Ao mencionar memória flash de 120 GB, a questão refere-se á Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos e gastam menos energia que os HDs antigos. Normalmente unidades de SSD são conectadas à placa mãe através de barramento SATA. Nesta unidade seria instalado o sistema operacional, para permitir rapidez no boot.
Pen drive também é um dispositivo que usa memória flash, e há modelos com capacidades bem maiores do que 120 GB - na verdade, já há modelos de pen drive de até 1 TB - mas a conexão de um pen drive é através de porta USB, que é muito mais lenta do que a conexão SATA e, por isto, não traria a melhoria de velocidade relatada.
Já a "unidade de disco D de 2 TB" se refere a um HD que, atualmente são conectados através de tecnologia SATA, mas no passado já usaram o barramento IDE, que é paralelo, e muito mais lento do que o primeiro, como vemos a seguir:
IDE - Integrated Drive Eletronics é uma interface usada entre a placa mãe do computador e dispositivos de armazenamento em disco. Utiliza a comunicação paralela, e também pode ser chamada de ATA (Advanced Technology Attachment). Dois dispositivos podem ser conectados a uma mesma porta IDE, caso no qual um deles será considerado o Master (mestre) e o outro será considerado Slave (escravo). Neste tipo de porta podem ser conectados HDs e unidades de CDs e DVDs. Hoje em dia esta tecnologia está praticamente obsoleta, tendo sido substituída pela tecnologia SATA (Serial ATA) que é serial, conecta dispositivos de discos, como drives de HD, DVD e CD. Como os cabos são menores que na comunicação IDE (que é paralela), facilitam a refrigeração do gabinete.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário