Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O computador possui vários tipos de memória. Qual das alternativas a seguir apresenta alguns desses tipos?

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Cache, Buffer e ROM.

O computador possui vários tipos de memória. Qual das alternativas a seguir apresenta alguns desses tipos?

a)  UCP, UC e ULA.

b)  Entrada, Processamento e Saída.

c)  Impressora, Monitor e Mouse.

d)  Cache, Buffer e ROM.

 

Analisando as alternativas, temos que:

 

A – UCP, UC e ULA.

 

Errada: UCP não é memória, mas o processador da máquina. UC e ULA são partes da UCP, como vemos a seguir: 

Processador é a mesma coisa que CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento): é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas (que devem estar na linguagem que a CPU entende, que é uma linguagem de máquina) e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador. 

 

No encapsulamento de um processador há diversos componentes:

  • Núcleo de execução: é o dispositivo que executa as instruções dos programas; em inglês, núcleo é a palavra “core”;
     

  • Registradores: são unidades muito pequenas de memória, extremamente rápidas. Existem milhares de registradores no chip da CPU;
     

  • (UC) Unidade de controle: é o dispositivo responsável por gerenciar a CPU, dando as ordens necessárias para o correto funcionamento do processador. Decodifica e executa as instruções dos programas.
     

  • (ULA) Unidade de lógica e aritmética: é o dispositivo responsável pelos cálculos: operações lógicas e aritméticas realizadas pela CPU. 

B – Entrada, Processamento e Saída.

 

Errada: estes termos não são nomes de memórias, mas correspondem às etapas do processamento de dados, como  vemos a seguir:

Processamento de dados é uma atividade que envolve três etapas, consistindo na atividade principal de um computador,  como na figura abaixo:

 

As etapas do processamento de dados que o computador realiza são as seguintes:

 

1 - Entrada de dados é a etapa na qual o computador recebe os dados e as instruções sobre o que deverá fazer;

 

2 – Processamento (propriamente dito) é a etapa na qual os dados coletados são criticados, ou seja, analisados e/ou modificados visando a solução de um problema;

 

3 – Saída de dados corresponde à observação do resultado da ação executada.

 

C – Impressora, Monitor e Mouse.

 

Errada: impressora não é memória, mas um equipamento de saída que imprime dados.

 

Monitor não é memória, mas um equipamento que exibe informações em uma tela. 

 

Mouse não é memória, mas um equipamento que permite mover o cursor pela tela. 

 

D – Cache, Buffer e ROM.

 

CertaCache é uma memória utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a memória cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas. 

 

Buffer é o nome dado a uma área em memória principal, criada e mantida pelo sistema operacional, com o objetivo de auxiliar a transferência de dados entre dispositivos de entrada e saída e a memória, permitindo, assim, minimizar a disparidade de velocidade entre o processador e estes dispositivos, mantendo tais dispositivos assim como o processador ocupados a maior parte do tempo. O buffer deve permitir que processador tenha à sua disposição dados suficientes para processar sem precisar interromper o programa a cada operação de leitra e gravação no equipamento de entrada e saída. Desta forma, enquanto o processador estiver executando um processo, os dispositivos de entrada e saída estão efetuando operações para outros processos.

 

 ROM significa Read Only Memory, que quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações, é um chip preso à placa mãe do computador. Seus dados não são perdidos quando o computador é desligado. 

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *