Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O SETUP é um programa de configuração do hardware do computador que pode ser chamado antes da inicialização do Sistema Operacional, pressionando-se normalmente a tecla Delete. Através deste programa é possível indicar, por exemplo, o drive no qual está instalado o sistema operacional. Nos computadores atuais, o SETUP vem armazenado

Resposta:

A alternativa correta é letra D) na memória ROM.

O programa de set-up é utilizado para fazer a configuração do computador, de acordo com os dispositivos instalados. Através dele, é aberta a seguinte janela:

 

 

Analisando as alternativas, temos que:

 

A - Errada: o programa de set-up é responsável pela configuração dos dispositivos da máquina e, por isto, não pode ser armazenado em unidades de memória auxiliar: ele fica armazenado na memória ROM.

 

B - ErradaRAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados, e justamente por isto é que dizemos é que ela é volátil. Por ser volátil, não pode armazenar o programa de set-up, que seria apagado a cada vez que o computador fosse desligado.

 

C - ErradaBIOS (Basic Input Output System) é um programa armazenado na memória ROM, que é o primeiro programa a ser executado toda vez que a máquina é ligada. Ele prepara os dispositivos para que possam ser utilizados pelos programas do usuário e inicia o processo de boot, que é o procedimento que copia a parte com os sistemas mais importantes dos sistema operacional da memória auxiliar para a memória RAM.

 

D - CertaROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:

  • Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
     
  • Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
     
  • Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
     
  • Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.

E - Errada: o BIOS dispara outro programa, chamado POST (Power On Self Test) que é um programa que executa um auto-teste toda vez que o computador é ligado. Ele é capaz de detectar problemas em dispositivos de E/S (entrada/saída), bem como na memória RAM, e informá-los ao usuário.

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *