Os Discos Rígidos, também conhecidos como winchester ou HD (HDD, do inglês Hard Disk Drive), são dispositivos de armazenamento de dados que estão enquadrados na categoria chamada de dispositivos de memória secundária. Assinale, a seguir, a alternativa que contém apenas tipos de discos rígidos.
- A) SSD; RDRAM; e, IDE/ATA.
- B) SSD; DDR SDRAM; e, SCSI.
- C) IDE/ATA; Serial ATA; e, SCSI.
- D) DDR SDRAM; Fibre Channel; e, SAS.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) IDE/ATA; Serial ATA; e, SCSI.
Os Discos Rígidos, também conhecidos como winchester ou HD (HDD, do inglês Hard Disk Drive), são dispositivos de armazenamento de dados que estão enquadrados na categoria chamada de dispositivos de memória secundária. Assinale, a seguir, a alternativa que contém apenas tipos de discos rígidos.
a) SSD; RDRAM; e, IDE/ATA.
b) SSD; DDR SDRAM; e, SCSI.
c) IDE/ATA; Serial ATA; e, SCSI.
d) DDR SDRAM; Fibre Channel; e, SAS.
Memória Primária é responsável por armazenar os dados e instruções que são utilizadas pela CPU (Central Processing Unity). A capacidade de armazenamento é bem menor que a capacidade de memória secundária. É volátil, ou seja, é apagada quando o computador é desligado, e não armazena dados de forma permanente, mas temporária.
Memória Secundária, que é a mesma coisa que memória auxiliar ou externa, ou seja, uma memória que permite a manutenção dos dados mesmo que o computador seja desligado, sendo, portanto, uma memória não volátil.
RAM (Random Access Memory) armazena os programas ao serem executados pela CPU, além dos dados que serão utilizados durante o processamento, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados.
Os dispositivos mencionados nas alternativas têm as seguintes características:
- SSD: dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos e gastam menos energia que os HDs antigos.
- RDRAM: (Rambus Dynamic Random Access Memory) é uma memória obsoleta que foi usada como memória principal na década de 1990, tanto em computadores quanto em consoles de jogos. Como qualquer memória RAM, era constituída por chips.
- IDE/ATA: ATA (Advanced Technology Attachment), também conhecido como IDE (Integrated Drive Electronics) é um barramento obsoleto, o qual no passado permitia a conexão de unidades de disco. Barramento é um conjunto de linhas metálicas paralelas (na maioria dos casos, de cobre, mas em algumas placas, de ouro!) usado na placa mãe, cuja função é permitir a transferência de dados entre os componentes (CPU, memórias e unidades de entrada e saída) Assim sendo, também podemos dizer que barramentos são caminhos compartilhados para a comunicação entre os dispositivos eletrônicos do computador. Na placa mãe há diferentes tipos de barramentos, para que vários componentes diferentes possam ser utilizados no computador, já que diferentes dispositivos podem trabalhar com diferentes barramentos.
- DDR SDRAM: (Double Data Rate SDRAM (DDR-SDRAM): é um tipo de memória RAM que consegue um desempenho melhor que a SDRAM, transferindo dados duas vezes a cada ciclo de clock (análogo ao método usado pela tecnologia de barramento AGP). Algumas velocidades e taxas de transferência de dados: DDR-533 (266 MHz, 4,266 GB/s), DDR-550 (275 MHz, 4,4 GB/s), DDR-600 (300 MHz, 4,8 GB/s). Como qualquer memória RAM, é constituída por chips.
- SCSI: (Small Computer System Interface): barramento com velocidade relativamente alta, destinado a equipamentos industriais (máquinas controladas por computadores). Exige a utilização de uma placa específica, e é usado principalmente para discos rígidos SCSI e sistemas de fita, podendo conectar vários outros dispositivos, como scanners e unidades óticas. O padrão SCSI 3 permite taxas de até 160 MB/s.
- Serial ATA: (Serial Advanced Technology Attachment) é a evolução do ATA: trata-se de um barramento serial, que usa cabos bem menores que o barramento ATA.
- Fibre Channel: ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada em armazenamento de dados em rede. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizar principalmente fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico. Como vemos, tal denominação não se refere a algum qualquer tipo porta de um computador.
- SAS: (Serial Attached SCSI) é, de fato, um barramento serial compatível com discos rígidos do tipo SATA. O padrão de 1,2 GB/s de taxa de transferência suportada pelo SAS uma vez que as interfaces de drives de discos SAS são uma evolução do SCSI.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário