Qual dos seguintes itens de hardware/software NÃO são adequados para transferência de arquivos entre diferentes computadores ligados à Internet?
- A) Memória auxiliar: flash card/Pendrive
- B) Memória auxiliar: Memória RAM
- C) Memória auxiliar: Memória SSD
- D) Memória remota: Google Drive
- E) Memória remota: Pasta Compartilhada
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Memória auxiliar: Memória RAM
A questão não faz muito sentido, pois pergunta quais são os itens adequados para a transferência de dados entre computadores ligados à Internet, mas todas as alternativas mencionam tipos de memórias, que não são usadas para tal finalidade.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Memória auxiliar: flash card/Pendrive
Errada: memória auxiliar é o nome dado a um conjunto de dispositivos que permitem armazenar dados de forma permanente, ou seja, dispositivos não voláteis, que preservam os dados mesmo que o computador seja desligado, como HD, CD, DVD, Blue ray, pen-drive, fita, cartão de memória e vários outros meios de armazenamento.
Flash card é um nome que pode ser usado para referenciar pen-drive.
Pen-drive é um dispositivo amplamente utilizado atualmente, utiliza um chip de memória flash-rom, no qual as informações são armazenadas. Assim como muitos outros dispositivos, é conectado ao computador através de uma porta USB (Universal Serial Bus).
Aqui temos uma correlação verdadeira, ou seja, pen-drive de fato é um dispositivo de memória auxiliar.
B – Memória auxiliar: Memória RAM
Certa: RAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM.
Aqui temos uma correlação falsa, pois a memória RAM não é memória auxiliar, já que é volátil. Como esta é a única afirmativa na qual consta uma correlação falsa, inferimos que a RAM não seja adequada para a transferência de arquivos.
C – Memória auxiliar: Memória SSD
Errada: dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos e gastam menos energia que os HDs antigos.
Aqui também temos uma correlação verdadeira, ou seja, SSD de fato é um dispositivo de memória auxiliar.
D – Memória remota: Google Drive
Errada: Google Drive é o serviço de computação em nuvem oferecido pelo Google. Apesar de não ser um termo utilizado com frequência, podemos inferir que "memória remota" seja uma referência a recursos de computação em nuvem, nos quais os dados são armazenados em servidores da Internet, que podem estar muito distantes dos computadores que estão sendo utilizados para o recurso. O acesso aos arquivos neste servidores é remoto, ou seja, eles estão em um local diferente daquele no qual se está trabalhando.
E - Memória remota: Pasta Compartilhada
Errada: o termo "pasta compartilhada" também alude ao serviço de computação em nuvem, o qual permite que pastas armazenadas nos servidores sejam compartilhadas por vários usuários.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário