Quando a memória é atribuída dinamicamente, o sistema operacional deve gerenciá-la. Em relação ao gerenciamento da memória livre, uma maneira simples de gerenciar palavras na memória em uma quantidade fixa de memória é por meio de:
- A) Paginação.
- B) Mapa de bits.
- C) Sobreposição.
- D) Lista encadeada.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Mapa de bits.
Quando a memória é atribuída dinamicamente, o sistema operacional deve gerenciá-la. Em relação ao gerenciamento da memória livre, uma maneira simples de gerenciar palavras na memória em uma quantidade fixa de memória é por meio de:
a) Paginação.
b) Mapa de bits.
c) Sobreposição.
d) Lista encadeada.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Paginação.
Errada: paginação é um processo da gerência de memória onde o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real são divididos em páginas do mesmo tamanho, onde cada página virtual possui uma entrada na tabela, com informações que permitem ao sistema localizar a página real correspondente. Quando um programa é executado, as páginas virtuais são transferidas do HD para a memória principal e colocadas em frames (páginas reais).
B – Mapa de bits.
Certa: de fato, segundo o livro "Sistemas Operacionais Projeto e Implementação" de Andrew S. Tanenbaum e Albert S. Woodhull:
Gerenciamento de memória com mapas de bits
Quando a memória é atribuída dinamicamente, o sistema operacional precisa gerenciá-la. Em termos gerais, há duas maneiras de monitorar a utilização da memória: mapa de bits e listas de regiões livres.
Com um mapa de bits, a memória é dividida em unidades de alocação, talvez tão pequenas quanto algumas palavras e talvez tão grandes quanto vários quilobytes.
Um mapa de bits proporciona uma maneira simples de monitorar palavras de memória em uma quantidade fixa de memória, pois o tamanho do mapa de bits depende apenas do do tamanho da unidade de alocação e da memória.
C – Sobreposição.
Errada: sobreposição ou overlay é a solução encontrada para que a memória pudesse comportar programas em computadores que tinham memória muito pequena, como é o caso do IBM 650, computador mais popular da década de 1950. Segundo o livro "Organização e Arquitetura de Computadores", de Luiz Ricardo Mantovani da Silva:
Conforme Todd & Tanenbaum (213, p. 345) "A solução tradicional encontrada para este problema era usar uma memória secundária, como um disco.
A técnica, chamada sobreposição (overlays) consistia em dividir o programa em partes (módulos) e armazená-los em um disco secundário. Posteriormente apenas uma parte era trazida e montada na memória principal e à medida que outras partes fossem necessárias, seriam buscadas individualmente no endereço de memória secundária e montada na memória principal, isto é, sobrepostas uma a outra.
D – Lista encadeada.
Errada: segundo o livro "Sistemas Operacionais Projeto e Implementação" de Andrew S. Tanenbaum e Albert S. Woodhull:
Alocação Encadeada
O segundo método de armazenamento de arquivos é manter cada arquivo como uma lista encadeada de blocos de disco. A primeira palavra de cada bloco é usada como um ponteiro para a próxima. O restante do bloco serve para dados.
Ao contrário da alocação contígua, neste método todos os blocos do disco pode ser usados. Nenhum espaço é perdido com fragmentação de disco (exceto quanto à fragmentação interna no último bloco de cada arquivo). Além disso, é suficiente que a entrada de diretório armazene simplesmente o endereço de disco do primeiro bloco. O restante pode ser encontrado a partir dele.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário