Registradores constituem memória de alta velocidade,
- A) não volátil, localizada na placa mãe, para fazer o papel de memórias cache.
- B) não volátil, do tipo RAM, localizada na placa mãe, para receber dados externos.
- C) não volátil, de acesso aleatório, localizada na CPU e preparada para armazenar as instruções dos programas.
- D) volátil, localizada na CPU e usada para armazenar resultados temporários.
- E) volátil, de alta capacidade, projetada para manter a ROM atualizada.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) volátil, localizada na CPU e usada para armazenar resultados temporários.
Cache é uma memória volátil utilizada entre a DRAM e a CPU para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (dinâmica, utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a Cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas. Como vemos, memória cache é do tipo SRAM (ou seja, estática, pois não precisa receber energia continuamente) e a DRAM é uma memória dinâmica, ou seja, precisa receber energia continuamente para poder armazenar dados.
Registrador é a unidade de memória mais rápida que há em um computador. Os registradores encontram-se no encapsulamento da CPU e, de fato, são compostos por memória do tipo SRAM, comentada acima, ou seja, um tipo de memória estática que não precisa receber energia continuamente para o armazenamento de dados.
Analisando as alternativas, temos que:
A – não volátil, localizada na placa mãe, para fazer o papel de memórias cache.
Errada: de fato, registrador é um dispositivo volátil, ou seja, só é capaz de armazenar dados enquanto o computador permanecer ligado; ao desligar a máquina, todos os seus dados são apagados. No entanto, fica localizado no encapsulamento da CPU, e não na placa mãe. Tampouco faz papel de memória cache, comentada acima.
B – não volátil, do tipo RAM, localizada na placa mãe, para receber dados externos.
Errada: conforme comentado acima, registrador é um dispositivo volátil, do tipo SRAM, localizado no encapsulamento da CPU, e não na placa mãe. Pode receber dados externos, ou seja, "de fora" da CPU.
C – não volátil, de acesso aleatório, localizada na CPU e preparada para armazenar as instruções dos programas.
Errada: conforme comentado acima, registrador é um dispositivo volátil. Pode-se dizer que é de acesso aleatório, ou seja, é possível obter dado de qualquer posição de memória a qualquer momento, sem necessidade de ler os dados sequencialmente até chegar naquele desejado. Localiza-se, de fato, no encapsulamento da CPU, e armazena instruções de programas, além de outras informações.
D – volátil, localizada na CPU e usada para armazenar resultados temporários.
Certa: conforme comentado acima, registrador é um dispositivo volátil, localizado no encapsulamento da CPU e, como é volátil, armazena dados de forma temporária, ou seja, apenas durante o tempo em o computador permanecer ligado.
E – volátil, de alta capacidade, projetada para manter a ROM atualizada.
Errada: conforme comentado acima, registrador é um dispositivo volátil, mas é de baixíssima capacidade e não tem qualquer relação com a memória ROM.
ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:
- Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
- Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
- Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
- Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: Bios, Post e set-up.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário