Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

São exemplos de memória de massa (armazenamento secundário), que permitem o armazenamento de dados de forma não volátil e de acesso sequencial, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) PROM.

São exemplos de memória de massa (armazenamento secundário), que permitem o armazenamento de dados de forma não volátil e de acesso sequencial, EXCETO:
a)  Fita magnética.
b)  PROM.
c)  DAT.
d)  DDS.

 

Também chamada de auxiliarexterna ou ainda secundária, a memória de massa é não volátil  e tem a função de preservar dados mesmo que o computador seja desligado, para que sejam utilizados em um momento posterior.

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – Fita magnética.

Erradainicialmente os sistemas operacionais armazenavam dados em fitas magnéticas e, neste caso, o acesso é sequencial, ou seja,  restrito à leitura dos registros na ordem em que eram gravados e a gravação de novos registros só era possível no final do arquivo. É utilizada como memória de massa

B – PROM.

CertaPROM (Programmable ROM) é um chip comprado virgem pelo fabricante da placa-mãe do computador, que grava os dados necessários para o correto funcionamento do computador. Depois desta primeira gravação, os dados não podem mais ser alterados. Além disto, tem capacidade muito baixa e, por isto, não é utilizada como memória de massa.

C – DAT.

ErradaFitas DAT (digital audio tape) são adequadas para armazenar cópias de segurança, e são as mídias mais utilizadas por empresas atualmente para armazenar cópias de segurança, já que são mídias não voláteis e de baixo custo. Assim como no caso das fitas magnéticas, o acesso é sequencial, e são utilizadas como memória de massa.

D – DDS.

Errada: DDS (Digital Data Storage) é um tipo de fita de áudio digital. É uma fita de 4 mm em cassete, de tecnologia helicoidal, introduzida pela Sony e pela Hewlett-Packard, que utiliza a mesma tecnologia da fita DAT, ou seja, o acesso é sequencial, e é utilizada como memória de massa.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *