Segundo Fedeli, Polloni e Peres (2010), a memória principal, também chamada de memória central, é composta por dois tipos diferentes: a memória volátil (caso aconteça falta de energia elétrica, o seu conteúdo será perdido) e a não volátil (permite que o conteúdo seja preservado mesmo com falta de energia, sendo gravada pelo fabricante do computador e lida pela CPU usada para fins específicos do equipamento). Assinale, a opção que apresenta um exemplo de memória volátil.
- A) ROM
- B) PROM
- C) SDRAM
- D) BDRAM
- E) EPRAM
Resposta:
A alternativa correta é letra C) SDRAM
Analisando as alternativas, temos que:
A – ROM
Errada: ROM significa Read Only Memory, que quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações, é um chip preso à placa mãe do computador. Seus dados não são perdidos quando o computador é desligado. Logo, é uma memória não-volátil.
B – PROM
Errada: PROM (Programmable ROM) é um chip comprado virgem pelo fabricante da placa-mãe do computador, que grava os dados necessários para o correto funcionamento do computador. Depois desta primeira gravação, os dados não podem mais ser alterados. Seus dados não são perdidos quando o computador é desligado. Logo, é uma memória não-volátil.
C – SDRAM
Certa: DRAM - (Dynamic RAM) é um tipo de chip que precisa receber energia dinamicamente (ou seja, continuamente) para armazenar as informações. Estes chips estão fixados nos pentes de memória (cujo termo técnico é módulo de memória) que são usados para armazenar os programas e dados que serão utilizados durante o processamento. Trata-se portanto de uma memória volátil.
D – BDRAM
Errada: sequer existe memória com tal denominação.
E – EPRAM
Errada: sequer existe memória com tal denominação.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário