Sobre as Unidades de Estado Sólido (em inglês SSD), analise os itens a seguir.
I. Em comparação com as unidades eletromecânicas, os SSDs geralmente são menos resistentes a choques físicos.
II. Funcionam silenciosamente e têm IOPS mais alta e latência mais baixa.
III. SSDs baseados em NAND Flash mantêm a sua carga ao longo do tempo se forem mesmo se deixados por longos períodos sem energia.
Assinale
- A) se todos os itens estiverem corretos.
- B) se somente os itens I e II estiverem corretos.
- C) se somente os itens I e III estiverem corretos.
- D) se somente os itens II e III estiverem corretos.
- E) se todos os itens estiverem incorretos.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Permite armazenar dados, apagá-los e pode ser regravado inúmeras vezes; atualmente, há modelos com capacidade em torno de 14 TB.
Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos e gastam menos energia que os HDs antigos. Tais unidades vêm substituindo os HDs tradicionais nos computadores de altíssimo desempenho.
Analisando as afirmativas, temos que:
Errada: como no SSD não há partes mecânicas, este dispositivo é bem menos sensível a impactos do que o HDD, no qual a ocorrência de um impacto pode causar a colisão das cabeças de leitura e gravação com os discos, gerando graves defeitos nos discos. O risco de um impacto causar algum dano a um chip é praticamente nulo.
Certa: a sigla IOPS corresponde a Input Output Per Second, ou seja, a taxa de operações de entrada/saída por segundo. Tal taxa é mais alta, e o tempo de latência (ou seja, o atraso nas operações) é mais baixa do que aquela observada nos HDs.
Controversa: NAND Flash é o tipo de chip usado nos SSDs. Dispositivos deste tipo podem manter dados sem energia por um período, mas o problema está em definir o que seria um "longo período", pois tal período varia função da temperatura e do tempo de uso do SSD. A expressão "longo período" torna-se, portanto, muito subjetiva.
A QUESTÃO FOI ANULADA sem justificativa divulgada pela banca, mas presumo que a anulação tenha se dado pela controvérsia do item III.
Deixe um comentário