Um computador é capaz de armazenar uma grande quantidade de informações. Para tal, diferentes dispositivos de memória são utilizados, segundo fatores tais como tamanho, volatilidade e velocidade de acesso à informação.
São, respectivamente, dispositivos de memória dinâmica e de massa o(a):
- A) memória ROM programável (PROM) e o ROM programável apagável (EPROM);
- B) disco rígido (HDD) e o bluRay Disc;
- C) ROM programável apagável (EPROM) e a memória de acesso randômico (RAM);
- D) bluRay Disc e a memória ROM programável (PROM);
- E) memória de acesso randômico (RAM) e o disco rígido (HDD).
Resposta:
A alternativa correta é letra E) memória de acesso randômico (RAM) e o disco rígido (HDD).
Um computador é capaz de armazenar uma grande quantidade de informações. Para tal, diferentes dispositivos de memória são utilizados, segundo fatores tais como tamanho, volatilidade e velocidade de acesso à informação.
São, respectivamente, dispositivos de memória dinâmica e de massa o(a):
a) memória ROM programável (PROM) e o ROM programável apagável (EPROM);
b) disco rígido (HDD) e o bluRay Disc;
c) ROM programável apagável (EPROM) e a memória de acesso randômico (RAM);
d) bluRay Disc e a memória ROM programável (PROM);
e) memória de acesso randômico (RAM) e o disco rígido (HDD).
Memória Principal (ou primária) é assim chamada por ser indispensável para o correto funcionamento do computador. Também pode ser chamada de memória primária, memória interna ou memória do computador. A memória principal é composta por dois tipos diferentes de memórias, a RAM e a ROM mas, normalmente, quando citamos memória principal, estamos nos referindo à RAM, que é uma memória volátil, pois seu conteúdo é apagado quando o computador é desligado.
Memória de massa, também chamada de secundária, externa ou ainda auxiliar, é memória não volátil e tem a função de preservar dados mesmo que o computador seja desligado, para que sejam utilizados em um momento posterior. Vários equipamentos podem ser usados como memória auxiliar como HD, DVD, pen drive, cartão de memória e outros.
Memória dinâmica é um tipo de chip que precisa receber energia dinamicamente (ou seja, continuamente) para armazenar as informações.
Analisando as alternativas, temos que:
A – memória ROM programável (PROM) e o ROM programável apagável (EPROM);
Errada: ROM (Read Only Memory, que quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações, é um chip preso à placa mãe do computador, como na figura ao lado. Possui as seguintes características:
- Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
- Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
- Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
- Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: BIOS, POST e SET-UP, sendo que o BIOS é o responsável pelo boot.
ROM não é uma memória dinâmica, já que não é uma memória volátil, pois os dados são mantidos mesmo que o computador seja desligado. Tampouco pode ser usada como memória de massa, já que é muito pequena e não permite a alteração de dados.
B – disco rígido (HDD) e o bluRay Disc;
Errada: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Permite armazenar dados, apagá-los e pode ser regravado inúmeras vezes. Trata-se, portanto, de um dispositivo usado como memória de massa, ou seja, não é uma memória dinâmica, já que não é uma memória volátil, pois os dados são mantidos mesmo que o computador seja desligado.
Os discos de blu-ray armazenam dados de forma digital, podem ser lidos e gravados através de raio laser, e podem ser usados, como afirma a sentença, como memória de massa.
C – ROM programável apagável (EPROM) e a memória de acesso randômico (RAM);
Errada: EPROM é um tipo de memória ROM e, conforme comentado acima, não é uma memória dinâmica, já que não é uma memória volátil, pois os dados são mantidos mesmo que o computador seja desligado.
RAM (Random Access Memory) armazena os programas ao serem executados pela CPU, além dos dados que serão utilizados durante o processamento, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados e por isto não pode ser usada como memória de massa.
D – bluRay Disc e a memória ROM programável (PROM);
Errada: conforme comentado acima, discos de Blu-ray são usados como memória de massa, pois não é uma memória dinâmica, já que não é uma memória volátil, pois os dados são mantidos mesmo que o computador seja desligado.
ROM não é uma memória dinâmica, já que não é uma memória volátil, pois os dados são mantidos mesmo que o computador seja desligado. Tampouco pode ser usada como memória de massa, já que é muito pequena e não permite a alteração de dados.
E – memória de acesso randômico (RAM) e o disco rígido (HDD).
Certa:a memória utilizada como RAM, já definida acima, é tecnicamente conhecida como DRAM (Dynamic RAM), e é um tipo de chip que precisa receber energia dinamicamente (ou seja, continuamente) para armazenar as informações,e por isto é chamada de dinâmica. Estes chips estão fixados nos pentes de memória (cujo termo técnico é módulo de memória) que são usados para armazenar os programas e dados que serão utilizados durante o processamento. Tipos de DRAM:
- SDRAM (também chamada DIMM / 1997) – módulos de até 256 MB
- DDR (lançada em 2000) – módulos de até 1 GB
- DDR 2 (lançada em 2005) – módulos de até 4 GB
- DDR 3 (lançada em 2006) – módulos de até 4 GB
- DDR 4 (lançada em 2013) – módulos de até 32 GB
Como já comentado, a unidade de discos rígidos, conhecida como HDD, pode ser usada como memória de massa.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário