Um técnico de manutenção de microcomputadores de uma empresa precisa substituir o seu disco rígido (HD) com padrão SATA e capacidade de armazenamento de 1 TB, que apresenta defeito. O computador faz o uso intenso desse disco e permanece em operação continuamente (24 horas, todos os dias). Esse técnico cogita substituir esse HD por uma unidade de estado sólido (SSD) com a mesma capacidade de armazenamento. Sobre essa substituição, é correto afirmar que o SSD
- A) apresenta um consumo de energia superior ao do HD, podendo exigir a substituição da fonte de alimentação por uma de maior capacidade.
- B) apresentará como desvantagem, em relação ao HD, uma vida útil inferior, pois o número de gravações em cada célula é limitado.
- C) apresenta, atualmente, um custo para a capacidade requerida equivalente ao dos HDs convencionais.
- D) exigirá cuidados especiais na instalação, como blindagem da unidade SSD, que é mais sensível a interferências magnéticas do que os HDs.
- E) não pode ser utilizado, pois as unidades SSD possuem apenas conexão padrão IDE.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) apresentará como desvantagem, em relação ao HD, uma vida útil inferior, pois o número de gravações em cada célula é limitado.
Um técnico de manutenção de microcomputadores de uma empresa precisa substituir o seu disco rígido (HD) com padrão SATA e capacidade de armazenamento de 1 TB, que apresenta defeito. O computador faz o uso intenso desse disco e permanece em operação continuamente (24 horas, todos os dias). Esse técnico cogita substituir esse HD por uma unidade de estado sólido (SSD) com a mesma capacidade de armazenamento. Sobre essa substituição, é correto afirmar que o SSD
a) apresenta um consumo de energia superior ao do HD, podendo exigir a substituição da fonte de alimentação por uma de maior capacidade.
b) apresentará como desvantagem, em relação ao HD, uma vida útil inferior, pois o número de gravações em cada célula é limitado.
c) apresenta, atualmente, um custo para a capacidade requerida equivalente ao dos HDs convencionais.
d) exigirá cuidados especiais na instalação, como blindagem da unidade SSD, que é mais sensível a interferências magnéticas do que os HDs.
e) não pode ser utilizado, pois as unidades SSD possuem apenas conexão padrão IDE.
Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom (que é um tipo de memória não volátil, ou seja, não perde seu conteúdo quando o computador é desligado), e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos e gastam menos energia que os HDs antigos.
Analisando as alternativas, temos que:
A – apresenta um consumo de energia superior ao do HD, podendo exigir a substituição da fonte de alimentação por uma de maior capacidade.
Errada: como não usa motores (como é o caso do HD), o consumo de energia de uma unidade SSD é bem menor que na unidade de disco tradicional, o que certamente dá uma "folga" para a fonte de alimentação original.
B – apresentará como desvantagem, em relação ao HD, uma vida útil inferior, pois o número de gravações em cada célula é limitado.
Certa: pela natureza da memória flash, utilizada em unidades SSD, os ciclos de escrita são limitados. Segundo o site especializado em informática Olhar Digital (https://olhardigital.com.br/noticia/quanto-tempo-de-vida-tem-o-seu-ssd-descubra-agora/65923), "o SSD tem uma vida útil pré-determinada, ao contrário do que é verificado nos HDs. Existe um limite sobre quantas operações de gravação e leitura podem ser feitas antes de o componente estragar e precisar ser trocado".
É interessante comentar, no entanto que, mesmo tendo vida útil pré-determinada, testes demonstraram que unidades SSD suportam ao menos 700 TB de informação antes de terem algum problema, o que significa que tais unidades podem durar algumas décadas.
C – apresenta, atualmente, um custo para a capacidade requerida equivalente ao dos HDs convencionais.
Errada: os SSDs tem custo bem mais alto do que os HDs tradicionais, principalmente por utilizarem uma tecnologia mais moderna e, portanto, mais cara.
D – exigirá cuidados especiais na instalação, como blindagem da unidade SSD, que é mais sensível a interferências magnéticas do que os HDs.
Errada: como utilizam chips de memória flash, unidades SSD não sofrem qualquer tipo de interferência eletromagnética, o que pode ocorrer em HDs tradicionais.
E - não pode ser utilizado, pois as unidades SSD possuem apenas conexão padrão IDE.
Errada: o barramento SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é hoje utilizado por HDs tradicionais, unidades de DVD, unidades de Blu-ray e unidades SSD.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário