“Um tipo de drive ainda comum é o de 3½ com capacidade de armazenamento de 1,44mb”. O texto cita um exemplo de:
- A) Disco Rígido
- B) Drive de CD-ROM
- C) Microprocessador
- D) Drive de Disquete
- E) Memória RAM
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Drive de Disquete
“Um tipo de drive ainda comum é o de 3½ com capacidade de armazenamento de 1,44mb”. O texto cita um exemplo de:
a) Disco Rígido
b) Drive de CD-ROM
c) Microprocessador
d) Drive de Disquete
e) Memória RAM
Drive no jargão da informática é a mesma coisa que unidade, por exemplo: o dispositivo que permite ler e gravar dados em CD é chamado de drive de CD, assim como o dispositivo que permite ler e gravar dados em um disquete é chamado de drive de disquetes, e assim por diante.
O enunciado não se refere, portanto, a um drive, mas a um meio de armazenamento que atualmente está obsoleto, chamado de disquete: quem tem capacidade de armazenamento é o meio, e não o equipamento que lê ou grava dados no meio.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Disco Rígido
Errada: disco rígido: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Permite armazenar dados, apagá-los e pode ser regravado inúmeras vezes e sua capacidade atual é muitos Terabytes, e não os míseros 1,44 MB de capacidade de um disquete, citados no enunciado.
B – Drive de CD-ROM
Errada: o texto menciona "drive" de CD-ROM o que já torna a alternativa errada pois, como já dito, o drive é apenas o mecanismo que lê e grava dados no meio, ou seja, o drive não é capaz de armazenar qualquer dado. Além disto, um CD-ROM tem capacidade de 700 MB, bem mais do que a capacidade de 1,44 MB citada no enunciado, que se refere a um disquete.
C – Microprocessador
Errada: microcessador é a mesma coisa que CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento): é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas (que devem estar na linguagem que a CPU entende, que é uma linguagem de máquina) e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador.
D – Drive de Disquete
Errada: o texto menciona "drive" de disquete o que já torna a alternativa errada pois, como já dito, o drive é apenas o mecanismo que lê e grava dados no meio, ou seja, o drive não é capaz de armazenar qualquer dado. A capacidade de um disquete, como já comentado, é de 1,44 MB.
E – Memória RAM
Errada: RAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados, e justamente por isto é que dizemos é que ela é volátil e, por este motivo, não pode ser usada como meio de armazenamento.
Assim sendo, como não há resposta certa, A QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA.
Gabarito fornecido pela banca: LETRA D.
Deixe um comentário