Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atualmente, estão disponíveis no mercado internacional e no brasileiro diversas opções de impressoras com preços e características variados. As impressoras que funcionam por fusão e deposição (Fused Deposition Modeling – FMD) e as de estereolitografia (Stereolithography Apparatus – SLA) são exemplos do tipo de impressora

Resposta:

A alternativa correta é letra A) 3D.

Atualmente, estão disponíveis no mercado internacional e no brasileiro diversas opções de impressoras com preços e características variados. As impressoras que funcionam por fusão e deposição (Fused Deposition Modeling – FMD) e as de estereolitografia (Stereolithography Apparatus – SLA) são exemplos do tipo de impressora
a)  3D.
b)  LED.
c)  a laser.
d)  jato de tinta.
e)  multifuncional.

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – 3D.

Certa: segundo o site Wishbox:

Existem pelo menos uma dúzia de tecnologias diferentes de impressão 3D, cada qual sendo usada para atender a objetivos específicos. Contudo, as tecnologias mais difundidas hoje são: FDM, SLA e SLS.


Conheça um pouco mais sobre as principais tecnologias:

  • FDM / FFF - Modelagem por Fusão e Deposição  FDM (Fused Deposition Modeling), ou também chamada de  FFF (Fused Filament Fabrication), tornou-se a mais popular e a mais acessível das tecnologias de impressora 3D. A FDM funciona de maneira simples, ao extrusar um filamento plástico derretido, acrescentando camada sob camada, em alta precisão, até formar o objeto final.
     
  • S LA - Estereolitografia: a impressora 3D de tecnologia SLA utiliza resina como insumo e faz a solidificação seletiva desta resina por meio de um feixe de laser ultravioleta (UV). O processo é feito camada após camada, até formar o objeto final, de acordo com o projeto. É uma das tecnologias de manufatura aditiva mais precisas e que entrega os mais ricos detalhes e superfícies lisas, até mesmo em peças muito pequenas (como jóias). É ideal para a criação de protótipos com aspecto de produto final e matrizes para uma variedade de técnicas de moldagem.
     
  • SLS Sinterização Seletiva a Laser: a tecnologia SLS trabalha com insumo em forma de pó (que pode ser de polímero ou de outros materiais). A SLS utiliza um feixe de laser de alta potência para sinterizar o pó seletivamente, aglutinando as camadas do material, para formar o objeto desejado. Essa tecnologia tem o diferencial de não exigir estruturas de suporte, como as demais. Contudo, costuma ser a mais cara entre as três.

        
  • Manufatura Aditiva de Metal: a Sinterização Direta de Metal a Laser (DMLS), é uma das poucas tecnologias capazes de criar peças em ligas de metal (como titânio, aço e outros) de forma aditiva. A DMLS trabalha com matéria prima na forma de pó metálico, em um processo de sinterização por meio de um laser que une as partículas de forma seletiva (semelhante ao SLS). 

B – LED.

Errada: a operação de uma impressora tipo LED é similar de uma impressora a laser (cujo funcionamento é comentado a seguir), com a ressalva de que impressora LED utiliza feixe de luz LED em vez do laser para carregar o tambor sensível a luz. 

C – a laser.

Errada: segundo a publicação "Introdução à Informática", de Bruno Batista Boniati, Evandro Preuss e Roberto Franciscatto:

Impressora laser, cujo funcionamento se baseia na sensibilização de um tambor fotossensívelpor meio de um feixe de raio laser, a seguir, um pó ultrafino (toner) é aplicado sobre o tambor e adere apenas às zonas sensibilizadas. No momento que o tambor passa sobre a folha de papel o pó é transferido e a imagem é gravada sobre o mesmo. São normalmente rápidas e silenciosas e oferecem uma boa relação custo/benefício.

D – jato de tinta.

Errada: segundo a publicação "Introdução à Informática", de Bruno Batista Boniati, Evandro Preuss e Roberto Franciscatto:

Impressora jato de tinta, cujo funcionamento consiste na movimentação de um cabeçote de impressão com dezenas de micro orifícios capazes de despejar milhares de gotículas de tinta por segundo sobre o papel. O equipamento normalmente é bastante acessível, no entanto os suprimentos originais, ou seja, os cartuchos de tinta costumam em alguns casos custar mais do que a própria impressora. São silenciosas e oferecem uma velocidade mediana (dependendo, claro, da quantidade de cores a serem impressas).

E – multifuncional.

Erradaimpressora multifuncional é um dispositivo que acumula as funções de impressora, caso no qual recebe da CPU os dados que devem ser impressos, e scanner, que envia dados à CPU correspondentes ao material digitalizado

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *