Existem diversos tipos de teclados que são utilizados no mundo e o mais utilizado é o QWERTY US-International, sendo que o teclado padronizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tornou-se o padrão brasileiro. São considerados os principais itens que permitem diferenciar um teclado ABNT do padrão QWERTY US-International:
- A) A espessura e a cor do teclado.
- B) O tamanho do teclado e a espessura.
- C) A quantidade de teclas e a cor do teclado.
- D) A velocidade com que cada tecla responde aos toques e à quantidade de teclas.
- E) A disposição das teclas de símbolos e a existência da tecla “Ç” no teclado ABNT.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A disposição das teclas de símbolos e a existência da tecla “Ç” no teclado ABNT.
Existem diversos tipos de teclados que são utilizados no mundo e o mais utilizado é o QWERTY US-International, sendo que o teclado padronizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tornou-se o padrão brasileiro. São considerados os principais itens que permitem diferenciar um teclado ABNT do padrão QWERTY US-International:
a) A espessura e a cor do teclado.
b) O tamanho do teclado e a espessura.
c) A quantidade de teclas e a cor do teclado.
d) A velocidade com que cada tecla responde aos toques e à quantidade de teclas.
e) A disposição das teclas de símbolos e a existência da tecla “Ç” no teclado ABNT.
No Brasil utilizamos layout de teclado ABNT2 (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no qual o teclado contém alguns símbolos como colchetes, numerais altos, entre outros, seguindo o padrão QWERTY, nome que deriva da disposição das seis primeiras letras do teclado alfabético. Foi criado por volta de 1870 por Christopher Sholes, originado na máquina de escrever, e visa facilitar a digitação, pois as teclas foram organizadas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa. Vejamos a seguir o layout destes teclados:
Analisando as alternativas, temos que:
A – A espessura e a cor do teclado.
Errada: existem diversos modelos de teclado ABNT 2 e de teclado QWERTY, mas não é a isto que a questão se refere, pois as principais diferenças entre estes teclados estão na disposição das teclas, e não na espessura nem na cor do teclado.
B – O tamanho do teclado e a espessura.
Errada: conforme comentado acima, as principais diferenças entre estes teclados estão na disposição das teclas, e não no tamanho nem na espessura do teclado.
C – A quantidade de teclas e a cor do teclado.
Errada: conforme comentado acima, as principais diferenças entre estes teclados estão na disposição das teclas, e não na espessura nem na cor do teclado.
D – A velocidade com que cada tecla responde aos toques e à quantidade de teclas.
Errada: conforme comentado acima, as principais diferenças entre estes teclados estão na disposição das teclas, e não na velocidade de resposta a toques nem na quantidade de teclas.
E – A disposição das teclas de símbolos e a existência da tecla “Ç” no teclado ABNT.
Certa: de fato, conforme comentado acima, as principais diferenças entre estes teclados estão na disposição das teclas, como vemos na figura acima. Percebemos também que no ABNT 1 há uma tecla "ç" (cedilha) posicionada à direita da tecla "L", o que não ocorre no QWERTY; no QWERTY vemos a tecla de ponto e vírgula (;) ao lado direito da letra "P", mas a tecla neta posição no ABNT contém acentos, e várias outras diferenças de posição.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário