Um funcionário do CREMESP foi solicitado a aumentar a velocidade de inicialização do Windows, considerada por ele muito lenta. Após fazer todos os ajustes possíveis que poderiam aumentar a velocidade de inicialização do Windows, pouca melhora foi notada. Então, o funcionário sugeriu a compra de um novo dispositivo de armazenamento para onde seria transferida a instalação do Windows, atualmente instalado em um disco rígido. Segundo o funcionário, este novo dispositivo permitirá que o Windows inicie até cerca de 10 vezes mais rápido. Trata-se de um
- A) DVD.
- B) MDD.
- C) SSD.
- D) HDD.
- E) FHD.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) SSD.
Analisando as alternativas, temos que:
A - Errada: a tecnologia de DVD já é antiga, e unidades que leem e gravam este tipo de mídia não são de altíssima velocidade. Além disto, uma mídia deste tipo armazena no máximo 8,5 GB, capacidade insuficiente para substituir uma unidade de disco: a maioria de unidades deste tipo usadas atualmente armazenam algo em torno de 500 GB.
B - Errada: no contexto da informática a sigla MDD não se refere a nenhuma unidade de armazenamento.
C - Certa: dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos e gastam menos energia que os HDs antigos. Tais unidades vêm substituindo os HDs tradicionais nos computadores de altíssimo desempenho.
D - Errada: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Permite armazenar dados, apagá-los e pode ser regravado inúmeras vezes; atualmente, há unidades com capacidade próxima de 5 TB. Possui motores para fazer os discos girarem e para posicionar cabeças de leitura e gravação nos locais onde dados devem ser lidos ou gravados e, por isto, utiliza partes móveis.
E - Errada: no contexto da informática a sigla MDD não se refere a nenhuma unidade de armazenamento.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário