Loading [MathJax]/extensions/tex2jax.js
Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Máquina de Anticítera é o mais antigo dispositivo computacional conhecido hoje. Estima-se que ela tenha sido construída acerca de 100 a.C., mas foi descoberta no fundo do mar em 1901, onde se encontrava perdida em meio aos destroços de um naufrágio ocorrido há séculos na costa da pequena ilha de Antikythera, entre as ilhas gregas de Cythera e de Creta. Projetada para calcular posições astronômicas e determinar com exatidão as datas dos eclipses com décadas de antecedência, o seu mecanismo baseia-se em um conjunto de engrenagens, meticulosamente construídas e dispostas entre si, sendo a maior delas de, aproximadamente, 13 centímetros de diâmetro e 223 dentes. O mecanismo ora referenciado é um exemplo de computador

Resposta:

A alternativa correta é letra C) analógico.

A Máquina de Anticítera é o mais antigo dispositivo computacional conhecido hoje. Estima-se que ela tenha sido construída acerca de 100 a.C., mas foi descoberta no fundo do mar em 1901, onde se encontrava perdida em meio aos destroços de um naufrágio ocorrido há séculos na costa da pequena ilha de Antikythera, entre as ilhas gregas de Cythera e de Creta. Projetada para calcular posições astronômicas e determinar com exatidão as datas dos eclipses com décadas de antecedência, o seu mecanismo baseia-se em um conjunto de engrenagens, meticulosamente construídas e dispostas entre si, sendo a maior delas de, aproximadamente, 13 centímetros de diâmetro e 223 dentes. O mecanismo ora referenciado é um exemplo de computador
a)  digital.
b)  híbrido.
c)  analógico.
d)  moderno.

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – digital.

Erradaenquanto computadores analógicos representam números por meio da analogia direta entre quantidades, computadores digitais resolvem os problemas realizando cálculos e tratando cada número, dígito por dígito. Segundo Monteiro (2007), "um computador digital é uma máquina projetada para armazenar e manipular informações representadas apenas por algarismos ou dígitos, que só podem assumir dois valores distintos, 0 e 1, razão pela qual é denominado de computador digital". Esta descrição não se aplica à Máquina de Anticítera.

B – híbrido.

Errada: podemos dizer que um computador híbrido é aquele que combina diferentes tecnologias de processamento, ou seja, se refere a máquinas que utilizam processadores, o que não se aplica à Máquina de Anticítera.

C – analógico.

Certa: de fato, computadores analógicos não usam símbolos nem números: eles tem por objetivo criar analogia entre quantidades como quantidade de elementos, níveis de tensão, pesos, etc, como ocorre com a Máquina de Anticítera, como informa artigo da revista Super Interessante (https://super.abril.com.br/historia/cientistas-recriam-a-maquina-de-anticitera-o-computador-mais-antigo-do-mundo), como vemos a seguir:

Uma equipe de cientistas reconstruiu digitalmente a Máquina de Anticítera, um sofisticado mecanismo com 2 mil anos de idade que é considerado o primeiro computador analógico da história.

 

Os pesquisadores acreditam que ter desvendado com clareza como o misterioso artefato era usado pelos gregos na Antiguidade para observar o céu e prever fenômenos astronômicos como eclipses. 

 

O artefato de bronze foi encontrado em 1901 na Grécia, em um naufrágio no leito do Mediterrâneo que data da era do Império Romano. Apenas alguns fragmentos resistiram ao tempo e à corrosão, mas foram suficientes para que os arqueólogos, ao longo das décadas, entendessem que o objeto era usado para estudar astronomia e prever o movimento da Lua e de planetas vizinhos. 

 

D – moderno.

Errada: podemos inferir que a expressão "computador moderno" se refere a equipamentos recentes e avançados, o que não se aplica à Máquina de Anticítera.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *