A medida da capacidade de processamento de uma CPU é expressa em:
- A) Gigabytes.
- B) Megabytes.
- C) Megabits.
- D) Hertz.
- E) Volts.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Hertz.
A medida da capacidade de processamento de uma CPU é expressa em:
a) Gigabytes.
b) Megabytes.
c) Megabits.
d) Hertz.
e) Volts.
CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento): é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas (que devem estar na linguagem que a CPU entende, que é uma linguagem de máquina) e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador, já que é o dispositivo responsável pela execução de qualquer procedimento, logo, responsável por controlar a operação do computador.
No encapsulamento de um processador há diversos componentes:
- Núcleo de execução: é o dispositivo que executa as instruções dos programas; em inglês, núcleo é a palavra “core”;
- Registradores: são unidades muito pequenas de memória, extremamente rápidas. Existem milhares de registradores no chip da CPU;
- Unidade de controle: é o dispositivo responsável por gerenciar a CPU, dando as ordens necessárias para o correto funcionamento do processador. Decodifica e executa as instruções dos programas.
- Unidade de lógica e aritmética: é o dispositivo responsável pelos cálculos: operações lógicas e aritméticas realizadas pela CPU.
Clock
Qualquer dispositivo eletrônico precisa de um ritmo para poder funcionar. O clock de uma CPU é um ritmo, ou seja, uma sequência compassada de pulsos que determinarão a execução de etapas. Estes pulsos são gerados por um cristal dentro da CPU: cada pulso corresponde a um ciclo, e a CPU usa estes ciclos para efetuar as etapas que executarão uma instrução e sincronizar o funcionamento dos dispositivos do computador. A cada pulso do clock a CPU executa uma instrução; então, para avaliar o desempenho de uma CPU, contamos quantos pulsos o clock é capaz de gerar em um segundo. Quanto amis pulsos o clock for capaz de gerar em um segundo, mais instruções serão executadas neste segundo, e assim a CPU trabalhará mais rapidamente. Quando contamos quantas vezes um fenômeno ocorre em um espaço de tempo, estamos avaliando a frequência.
A frequência do clock é medida em Hertz (Hz); 1 Hz equivale a ciclo do clock, e neste ciclo, é a CPU executa uma instrução. Com o desenvolvimento da tecnologia dos processadores, para melhorar o desempenho do processador, a frequência era cada vez mais alta, e os números que expressavam a frequência dos clocks aumentaram rapidamente; já que trabalhar com números grandes é até certo ponto complicado, passamos a utilizar radicais para representar frequências altas e trabalhar com números menores.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário