A respeito de Hardware, analise as assertivas.
I – O clock do processador é o relógio de tempo real do processador, que o sistema operacional Windows utiliza para determinar o horário do computador.
II – Grande parte dos processadores atuais tem mais de um núcleo de processamento. Como cada núcleo funciona como se fosse um processador independente, isso aumenta o número de ações que um computador consegue realizar por segundo.
III – A memória cache é um tipo de memória auxiliar, sendo caracterizada como um pequeno espaço de armazenamento de dados que fica no próprio chip do processador. Nela, o processador pode gravar dados que precisam ser acessados com muita frequência e, assim, em vez de pedi-los à RAM, ele pode simplesmente acessá-los imediatamente na memória cache.
Está correto o que se afirma em
- A) I e III, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) II e III, apenas.
Analisando as afirmativas, temos que:
I - O clock do processador é o relógio de tempo real do processador, que o sistema operacional Windows utiliza para determinar o horário do computador.
Errada: os componentes mencionados são diferentes entre si.
qualquer dispositivo eletrônico precisa de um ritmo para poder funcionar. O clock de uma CPU é um ritmo, ou seja, uma sequência compassada de pulsos que determinarão a execução de etapas. Estes pulsos são gerados por um cristal dentro da CPU: cada pulso corresponde a um ciclo, e a CPU usa estes ciclos para efetuar as etapas que executarão uma instrução e sincronizar o funcionamento dos dispositivos do computador. A cada pulso do clock a CPU executa uma instrução; então, para avaliar o desempenho de uma CPU, contamos quantos pulsos o clock é capaz de gerar em um segundo. Quanto mais pulsos o clock for capaz de gerar em um segundo, mais instruções serão executadas neste segundo, e assim a CPU trabalhará mais rapidamente. Quando contamos quantas vezes um fenômeno ocorre em um espaço de tempo, estamos avaliando a frequência.
Segundo o site Eletrogate, o Relógio de Tempo Real (RTC - Real Time Clock) é definido da seguinte forma:
Os RTCs são pequenos dispositivos eletrônicos usados para incorporar dados de data e hora a dispositivos eletrônicos. Os RTCs utilizam crisais de quartzo e circuitos auxiliados integrados em um chip para medir o tempo. Praticamente todos os dispositivos que necessitam de controle preciso do tempo possuem algum tipo de RTC.
Como vemos, enquanto clock é o nome dado a um ritmo, o relógio de tempo real é um componente eletrônico.
II - Grande parte dos processadores atuais tem mais de um núcleo de processamento. Como cada núcleo funciona como se fosse um processador independente, isso aumenta o número de ações que um computador consegue realizar por segundo.
Certa: CPU é um chip que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador. Atualmente, CPU é processador são sinônimos e, assim sendo, uma CPU corresponde a apenas um processador. Um processador multicore (ou seja, que utiliza mais de um núcleo) combina duas ou mais unidades de processador (chamadas de cores ou núcleos) em uma peça única de silício. Em geral, cada núcleo consiste em todos os componentes de um processador independente, como registradores, unidade lógica e aritmética (ALU).
O aumento da frequência do clock permite melhorar o desempenho da CPU, mas traz a desvantagem de aumentar a temperatura na qual o processador trabalha. Por isto, a solução para melhorar o desempenho sem gerar um aumento inaceitável de temperatura, foi criar processadores com mais de um núcleo: como cada núcleo executa uma instrução por vez, com mais núcleos, mais instruções podem ser executadas simultaneamente, aumentando o desempenho do processador.
III - A memória cache é um tipo de memória auxiliar, sendo caracterizada como um pequeno espaço de armazenamento de dados que fica no próprio chip do processador. Nela, o processador pode gravar dados que precisam ser acessados com muita frequência e, assim, em vez de pedi-los à RAM, ele pode simplesmente acessá-los imediatamente na memória cache.
Controversa: cache é uma memória volátil utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a memória Cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas. É uma memória de alto custo.
O problema desta assertiva é dizer que a cache é "um tipo de memória auxiliar", pois no jargão da Informática, memória auxiliar é uma memória não volátil e tem a função de preservar dados mesmo que o computador seja desligado, para que sejam utilizados em um momento posterior. Conforme comentado acima, a cache é uma memória do tipo RAM e, portanto, volátil.
Talvez o autor da questão tenha tido a intenção de dizer que a cache "auxilia a RAM", ou "auxilia o processador a ter seu desempenho melhorado" mas o fato é que esta assertiva pode ser considerada errada.
Assim sendo, com a controvérsia gerada pela assertiva III, A QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA.
Gabarito fornecido pela banca: LETRA C.
Deixe um comentário