A velocidade dos microprocessadores atuais é normalmente medida em gigabytes.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
A velocidade dos microprocessadores atuais é normalmente medida em gigabytes.
A QUESTÃO ESTÁ ERRADA: gigabyte é uma medida de memória.
Qualquer dispositivo eletrônico precisa de um ritmo para poder funcionar. O clock de uma CPU é um ritmo, ou seja, uma sequência compassada de pulsos que determinarão a execução de etapas. Estes pulsos são gerados por um cristal dentro da CPU: cada pulso corresponde a um ciclo, e a CPU usa estes ciclos para efetuar as etapas que executarão uma instrução e sincronizar o funcionamento dos dispositivos do computador. A cada pulso do clock a CPU executa uma instrução; então, para avaliar o desempenho de uma CPU, contamos quantos pulsos o clock é capaz de gerar em um segundo. Quanto amis pulsos o clock for capaz de gerar em um segundo, mais instruções serão executadas neste segundo, e assim a CPU trabalhará mais rapidamente.
A frequência do clock é medida em Hertz (Hz); 1 Hz equivale a ciclo do clock, e neste ciclo, é a CPU executa uma instrução. Com o desenvolvimento da tecnologia dos processadores, para melhorar o desempenho do processador, a frequência era cada vez mais alta, e os números que expressavam a frequência dos clocks aumentaram rapidamente; já que trabalhar com números grandes é até certo ponto complicado, passamos a utilizar radicais para representar frequências altas e trabalhar com números menores.
Assim, temos:
1 MHz = 1.000.000 de ciclos/seg
1 GHz = 1.000.000.000 de ciclos/seg
Processadores multinucleares têm a vantagem de exigir um frequência relativamente baixa de clock, e ainda assim permitir um alto desempenho.
Deixe um comentário