Ao efetuar a compra de um novo computador, deve-se olhar a velocidade do processador. Ao se comparar a velocidade do processador, é importante se estar atento a características como a:
- A) velocidade de acesso do processador ao HD.
- B) velocidade de comunicação da memória cache do processador com a placa-mãe.
- C) velocidade de comunicação do processador com a memória RAM instalada na placa-mãe.
- D) velocidade de comunicação do processador com a memória CMOS instalada na placa-mãe.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) velocidade de comunicação do processador com a memória RAM instalada na placa-mãe.
Ao efetuar a compra de um novo computador, deve-se olhar a velocidade do processador. Ao se comparar a velocidade do processador, é importante se estar atento a características como a:
a) velocidade de acesso do processador ao HD.
b) velocidade de comunicação da memória cache do processador com a placa-mãe.
c) velocidade de comunicação do processador com a memória RAM instalada na placa-mãe.
d) velocidade de comunicação do processador com a memória CMOS instalada na placa-mãe.
Cache é uma memória utilizada entre a DRAM e os núcleos da CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU, de forma que não existe um chip específico para a memória cache) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais).
Chipset é um conjunto de chips que fazem a comunicação entre a CPU e os demais dispositivos do computador. Todas as informações que trafegam pela placa mãe passam necessariamente pelo Chipset, que tem dois chips: Northbridge e Southbridge, sendo que:
- Northbridge (Ponte Norte): responsável pelo acesso a dispositivos de alta velocidade, como a memória principal, placa de vídeo e barramento de vídeo (PCI Express). Trata-se de um chip mais complexo do que o southbridge, e localiza-se próximo ao processador.
- Southbridge (Ponte Sul): responsável pelo acesso a dispositivos de menor velocidade, como barramentos PCI, USB, SATA, IDE, Ethernet, portas seriais e paralelas, dispositivos sonoros e outros (também chamada de hub de periféricos).
CMOS (Complementary metal–oxide–semiconductor) é uma memória que armazena os dados definidos através do programa de set-up (configuração), e toda vez que um computador é ligado, os dados desta memória são lidos e utilizados para que os dispositivos eletrônicos do computador estejam disponíveis para os programas do usuário. Esta memória é volátil, mas seu conteúdo não se perde quando o computador é desligado, pois na placa mãe há uma bateria que fornece energia para que os dados da CMOS não se percam quando a máquina for desligada.
Analisando as alternativas, temos que:
A – velocidade de acesso do processador ao HD.
Errada: o HD (unidade de discos rígidos) é um dispositivo de memória auxiliar, usado para guardar dados. A velocidade de acesso entre o processador e este dispositivo não é de grande relevância, já que ele só utilizado na leitura e no armazenamento de dados para uso posterior.
B – velocidade de comunicação da memória cache do processador com a placa-mãe.
Errada: a cache é localizada entre o núcleo do processador e a memória RAM, ou seja, sequer se comunica com a placa-mãe.
C – velocidade de comunicação do processador com a memória RAM instalada na placa-mãe.
Certa: a velocidade de comunicação do processador com a RAM é obtida através da ponte norte do chipset, e é fundamental para o desempenho do computador pois, quanto mais rapidamente os dados chegarem à CPU, mais rapidamente serão processados.
D – velocidade de comunicação do processador com a memória CMOS instalada na placa-mãe.
Errada: os dados da CMOS são utilizados apenas quando o computador é ligado, e a velocidade de comunicação com tal memória não influencia no desempenho do computador.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário