Assinale a alternativa que apresenta uma limitação inerente a todos os processadores de 32 bits.
- A) São capazes de acessar apenas 4GB de memória RAM.
- B) São impossibilitados de usar vários núcleos de processamento.
- C) Possuem limitação a HDs de até 40Gb.
- D) Não suportam portas USB.
- E) Possuem Limitação relacionada à velocidade de transferência WIFI.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) São capazes de acessar apenas 4GB de memória RAM.
Assinale a alternativa que apresenta uma limitação inerente a todos os processadores de 32 bits.
Ao mencionar que a arquitetura de um processador é 32 ou 64 bits, faz-se uma referência à quantidade de dados e instruções que o processador consegue utilizar a cada ciclo de processamento. Assim sendo, um processador de 64 bits tem um valor de aquisição mais alto mas, em compensação, é bem mais rápido e do que um de 32 bits.
Analisando as alternativas, temos que:
A - São capazes de acessar apenas 4GB de memória RAM.
Certa: processadores de 32 bits podem armazenar 232 (ou seja, 4.294.967.295) endereços diferentes, que apontam para a memória RAM, onde dados e instruções dos programas ficam armazenadas. Logo, processadores deste tipo permitem acessar apenas 4 GB de RAM (ou seja, 4.294.967.295 endereços).
B - São impossibilitados de usar vários núcleos de processamento.
Errada: processadores com mais de um núcleo foram criados para resolver o problema de superaquecimento que assolava os processadores, que trabalhavam com uma frequência altíssima. Assim sendo, eles permitem um ótimo desempenho com menor gasto de energia. X86 é o nome da arquitetura de 32 bits, a qual permite o uso de mais de um núcleo no processador, no entanto, com a restrição comentada acima, ou seja, só é possível utilizar até 4 GB de RAM. Principalmente por este motivo foi desenvolvida a arquitetura que permite trabalhar com 64 bits, que suporta até 168 GB de RAM.
C - Possuem limitação a HDs de até 40Gb.
Errada: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Permite armazenar dados, apagá-los e pode ser regravado inúmeras vezes; atualmente, há unidades com capacidade próxima de 5 TB. A palavra do processador, ou seja, a quantidade de bits que ele é capaz de utilizar por ciclo de processamento, não influencia na capacidade do HD que o sistema é capaz de gerenciar.
D - Não suportam portas USB.
Errada: USB (Universal Serial Bus) é um barramento do tipo plug and play (não é necessário desligar o computador quando se instala um dispositivo que use esta tecnologia, nem efetuar nenhuma configuração de hardware) usada na maioria dos dispositivos atualmente (ex: mouse, teclado, pendrive, webcam, câmera digital, HD, unidades de CD e DVD, impressoras, scanners, multi-funcionais, placa de som, modem, etc). Além da transferência de dados, fornece energia aos equipamentos. A versão 1.1 tem velocidade de 12 Mb/seg, a 2.0 tem velocidade de 480 Mb/seg, e a versão 3.0 do barramento USB, que permite velocidade de até 4800 MB/seg. Através de um único plugue na placa-mãe, todos os periféricos externos podem ser encaixados. Podemos conectar até 127 dispositivos diferentes a cada porta USB. A maioria das placas-mãe tem mais de duas portas USB, sendo que várias placas-mãe apresentam cinco ou mais portas USB, e a utilização deste barramento não depende da palavra do processador.
E - Possuem Limitação relacionada à velocidade de transferência WIFI.
Errada: a tecnologia de redes wi-fi (wireless fidelity - sem fio) é usada para conectar dispositivos de uma rede local, já que o alcance de sinais de equipamentos utilizados para esta finalidade não é longo: algo em torno de 50 ou 100 metros, quando muito. O principal fator que influencia a velocidade de transferência wi-fi é a quantidade de dispositivos que compartilham a banda. Outro fator é a posição do roteador, que pode causar lentidão nos acessos, mas a palavra do processador, ou seja, a quantidade de bits que ele é capaz de utilizar por ciclo de processamento, não influencia na velocidade da conexão wi-fi.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário