Com relação à capacidade de processamento (entendida como a capacidade de realizar um determinado conjunto de tarefas em um determinado espaço de tempo) de um computador do tipo PC, podemos afirmar que:
- A) A quantidade de memória física (RAM) instalada, desde que igual ou superior a 16 MB (megabytes), não afeta a capacidade de processamento, uma vez que o Windows não utiliza mais do que 16 MB de memória para funcionar.
- B) Os processadores da linha Celeron não são recomendados para computadores destinados primariamente à edição de textos com o Word, pois sua baixa velocidade de processamento diminui significativamente a produtividade do digitador.
- C) A velocidade do HD (disco rígido), medida em MHz (megahertz) afeta a capacidade de processamento do computador, pois dados e programas são lidos pelo processador diretamente do HD.
- D) A velocidade do barramento USB (Universal Serial Bus), medida em MHz (megahertz), afeta significativamente a capacidade de processamento do computador uma vez que é responsável pela transferência de dados entre a memória e o processador.
- E) O processador é o principal componente do computador, e sua velocidade de processamento é medida atualmente em GHz (gigahertz). Se os demais componentes de hardware e software forem idênticos, a sua velocidade determinará a maior ou menor capacidade de processamento do computador.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O processador é o principal componente do computador, e sua velocidade de processamento é medida atualmente em GHz (gigahertz). Se os demais componentes de hardware e software forem idênticos, a sua velocidade determinará a maior ou menor capacidade de processamento do computador.
Analisando as alternativas, temos que:
A - Errada: a RAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM.
Um dos principais fatores que determinam o desempenho de um computador é a quantidade de memória RAM disponível: quanto maior for esta capacidade, melhor será o desempenho da máquina. Atualmente os computadores com configurações mais comuns operam com capacidade de RAM em torno de 8 GB.
B - Errada: Celeron é uma linha secundária, destinada a usuários que não necessitam de um grande desempenho por parte do processador - ou seja, processadores da linha Celeron são indicados para quem utiliza o micro para criar arquivos texto, planilhas, apresentações e afins, e para serviços de Internet. Caso o computador seja utilizado para programas que exigem alto desempenho de CPU, como jogos de última geração ou programas gráficos, a tecnologia Celeron não é adequada.
C - Errada: para medir a velocidade do HD a unidade usada é rpm (rotações por minuto) que corresponde à quantidade de rotações que um conjunto pode fazer por minuto. Tal velocidade não influencia a capacidade de processamento do computador, que é definida principalmente pelo processador e a quantidade disponível de memória RAM. Os dados lidos das unidades de memória auxiliar, como é o caso do HD, são transferidos para a memória RAM, e então são utilizados pela CPU.
D - Errada: USB: (Universal Serial Bus) é um barramento utilizado para conectar a maioria dos dispositivos fabricados atualmente, tais como mouse, teclado, joystick, scanner, câmera digital, web cam, impressora e pen drive, entre outros. É serial, e permite a conexão de até 127 dispositivos. A velocidade de transferência de dados neste barramento é medida em bps (bits por segundo). Atualmente, e versão 3.0 do barramento USB permite velocidade de até 4800 Mbps (Megabits por segundo).
E - Certa: clock - qualquer dispositivo eletrônico precisa de um ritmo para poder funcionar. O clock de uma CPU é um ritmo, ou seja, uma sequência compassada de pulsos que determinarão a execução de etapas. Estes pulsos são gerados por um cristal dentro da CPU: cada pulso corresponde a um ciclo, e a CPU usa estes ciclos para efetuar as etapas que executarão uma instrução e sincronizar o funcionamento dos dispositivos do computador. A cada pulso do clock a CPU executa uma instrução; então, para avaliar o desempenho de uma CPU, contamos quantos pulsos o clock é capaz de gerar em um segundo. Quanto amis pulsos o clock for capaz de gerar em um segundo, mais instruções serão executadas neste segundo, e assim a CPU trabalhará mais rapidamente. Quando contamos quantas vezes um fenômeno ocorre em um espaço de tempo, estamos avaliando a frequência.
A frequência do clock é medida em Hertz (Hz); 1 Hz equivale a ciclo do clock, e neste ciclo, é a CPU executa uma instrução.
Caso dois computadores tenham configurações nas quais a única diferença seja o modelo do processador, o computador que tiver o processador mais rápido, terá o melhor desempenho entre eles.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário