“É um sinal de sincronismo, ou seja, é através dele que os componentes internos do processador e também os componentes externos entram em sincronia para poderem transferir dados. Se você pegar dois processadores idênticos, o que tiver o sinal de sincronismo mais rápido será obviamente mais rápido, pois poderá transferir os dados {e, consequentemente, processar dados} mais rapidamente.” O texto define:
- A) cache.
- B) BIOS.
- C) thread.
- D) core.
- E) clock.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) clock.
"É um sinal de sincronismo, ou seja, é através dele que os componentes internos do processador e também os componentes externos entram em sincronia para poderem transferir dados. Se você pegar dois processadores idênticos, o que tiver o sinal de sincronismo mais rápido será obviamente mais rápido, pois poderá transferir os dados {e, consequentemente, processar dados} mais rapidamente." O texto define:
a) cache.
b) BIOS.
c) thread.
d) core.
e) clock.
Analisando as alternativas, temos que:
A – cache.
Errada: cache é uma memória utilizada entre a DRAM e os núcleos da CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais).
B – BIOS.
Errada: BIOS (Basic Input Output System) é primeiro programa executado quando o computador é ligado. É o responsável pelo início do boot. Ele prepara a máquina (com seus periféricos) para que outros programas possam ser executados, e também é o responsável pelo reconhecimento e controle de vários dispositivos do computador.
C – thread.
Errada: thread é um fluxo único de controle sequencial dentro de um programa. Em um mesmo programa pode haver mais de um thread. Basicamente difere de processo, mas compartilha o mesmo espaço de endereçamento.
D – core.
Errada: núcleo de execução: é o dispositivo da CPU que executa as instruções dos programas; em inglês, núcleo é a palavra “core”.
E – clock.
Certa: qualquer dispositivo eletrônico precisa de um ritmo para poder funcionar. O clock de uma CPU é um ritmo, ou seja, uma sequência compassada de pulsos que determinarão a execução de etapas. Estes pulsos são gerados por um cristal dentro da CPU: cada pulso corresponde a um ciclo, e a CPU usa estes ciclos para efetuar as etapas que executarão uma instrução e sincronizar o funcionamento dos dispositivos do computador. A cada pulso do clock a CPU executa uma instrução; então, para avaliar o desempenho de uma CPU, contamos quantos pulsos o clock é capaz de gerar em um segundo. Quanto mais pulsos o clock for capaz de gerar em um segundo, mais instruções serão executadas neste segundo, e assim a CPU trabalhará mais rapidamente.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário