Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os anúncios de equipamentos de informática publicados em jornais e revistas contêm diversas informações relativas às características dos computadores, assim como de componentes periféricos e de aplicativos que podem melhorar a velocidade dos mesmos. Acerca da velocidade dos computadores e da sua influência nos diversos tipos de trabalho que podem ser realizados, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) A nomenclatura PIII 500@600 significa que um Pentium III de 500 MHz pode funcionar na freqüência de clock  de 600 MHz. Para isso, é necessário configurar o computador para que a sua freqüência de clock  seja superior àquela para a qual ele foi projetado.

Os anúncios de equipamentos de informática publicados em jornais e revistas contêm diversas informações relativas às características dos computadores, assim como de componentes periféricos e de aplicativos que podem melhorar a velocidade dos mesmos. Acerca da velocidade dos computadores e da sua influência nos diversos tipos de trabalho que podem ser realizados, assinale a opção correta.
a) Ao se dobrar a freqüência de clock  do computador, por exemplo, de 450 MHz para 900 MHz, todos os aplicativos que serão executados apresentarão um ganho de velocidade de execução de 100%.
b) Devido à total compatibilidade, é possível fazer upgrade  de um Pentium III para um AMD-K7, bastando que os soquetes da placa interna sejam substituídos pelo padrão conveniente.
c) Não é possível identificar qual é o tipo nem a velocidade do processador instalado em um computador. A única maneira de se obter essa informação é solicitá-la ao fabricante, informando-lhe o número de série gravado no processador.
d) Os modelos Pentium III de 600 MHz e Celeron de 600 MHz têm sempre velocidade e desempenho idênticos, apesar de serem fabricados por empresas diferentes.
e) A nomenclatura PIII 500@600 significa que um Pentium III de 500 MHz pode funcionar na freqüência de clock  de 600 MHz. Para isso, é necessário configurar o computador para que a sua freqüência de clock  seja superior àquela para a qual ele foi projetado.

 

Clock: qualquer dispositivo eletrônico precisa de um ritmo para poder funcionar. O clock de uma CPU é um ritmo, ou seja, uma sequência compassada de pulsos que determinarão a execução de etapas. Estes pulsos são gerados por um cristal dentro da CPUcada pulso corresponde a um ciclo, e a CPU usa estes ciclos para efetuar as etapas que executarão uma instrução e sincronizar o funcionamento dos dispositivos do computador. A cada pulso do clock a CPU executa uma instrução; então, para avaliar o desempenho de uma CPU, contamos quantos pulsos o clock é capaz de gerar em um segundo. Quanto amis pulsos o clock for capaz de gerar em um segundo, mais instruções serão executadas neste segundo, e assim a CPU trabalhará mais rapidamente. Quando contamos quantas vezes um fenômeno ocorre em um espaço de tempo, estamos avaliando a frequência.

 

A frequência do clock é medida em Hertz (Hz); 1 Hz equivale a ciclo do clock, e neste ciclo, é a CPU executa uma instrução. Com o desenvolvimento da tecnologia dos processadores, para melhorar o desempenho do processador, a frequência era cada vez mais alta, e os números que expressavam a frequência dos clocks aumentaram rapidamente; já que trabalhar com números grandes é até certo ponto complicado, passamos a utilizar radicais para representar frequências altas e trabalhar com números menores.

Assim, temos:

 

1 MHz  1.000.000 de ciclos/seg
1 GHz  = 1.000.000.000 de ciclos/seg

 

Processadores multinucleares têm a vantagem de exigir um frequência relativamente baixa de clock, e ainda assim permitir um alto desempenho. 

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – Ao se dobrar a freqüência de clock  do computador, por exemplo, de 450 MHz para 900 MHz, todos os aplicativos que serão executados apresentarão um ganho de velocidade de execução de 100%.

Errada: a frequência do clock é um dos principais fatores, mas não é o único fator que influencia na velocidade de execução dos programas. A quantidade de memória RAM, por exemplo, também é de grande importância para o desempenho de um computador, assim como a velocidade de leitura de dados em dispositivos de memória auxiliar. Desta forma não é possível afirmar, categoricamente, que dobrar a frequência do clock resulta em obter o dobro de velocidade em todos os aplicativos executados. 

B – Devido à total compatibilidade, é possível fazer upgrade  de um Pentium III para um AMD-K7, bastando que os soquetes da placa interna sejam substituídos pelo padrão conveniente.

Errada: soquetes para processadores da Intel e da AMD são completamente diferentes, e não podem ser substituídos, ou seja, quando se adquire uma placa-mãe, já se deve saber qual tipo de processador será instalado, pois os processadores são compatíveis com-placas mãe específicas, de acordo com o soquete. 

C – Não é possível identificar qual é o tipo nem a velocidade do processador instalado em um computador. A única maneira de se obter essa informação é solicitá-la ao fabricante, informando-lhe o número de série gravado no processador.

Errada: o sistema operacional permite obter tais informações de maneira bem simples na janela Informações do Sistema, como vemos na figura a seguir:

D – Os modelos Pentium III de 600 MHz e Celeron de 600 MHz têm sempre velocidade e desempenho idênticos, apesar de serem fabricados por empresas diferentes.

Errada: não é apenas a frequência do clock que determina o desempenho de um processador: a quantidade de núcleos é determinante, pois quantos mais núcleos o processador tiver, melhor será o seu desempenho. Assim sendo, caso dois processadores tenham a mesma frequência de clock, mas quantidade de núcleos diferente, aquele que tiver a maior quantidade de núcleos terá um melhor desempenho. A quantidade de memória cache do processador também influencia no seu desempenho, ou seja, quanto mais memória cache o processador tiver, melhor será o seu desempenho

E – A nomenclatura PIII 500@600 significa que um Pentium III de 500 MHz pode funcionar na freqüência de clock  de 600 MHz. Para isso, é necessário configurar o computador para que a sua freqüência de clock  seja superior àquela para a qual ele foi projetado.

Certa: de fato, a nomenclatura indica que o processador foi projetado para trabalhar com 500 MHz, mas pode chegar a 600 MHz com overclock, que é uma técnica que permite alterar a frequência do processador, justamente para que ele funcione em uma velocidade superior. 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *