Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o processador Intel Core i7, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um processador de execução fora de ordem que inclui quatro núcleos.

II. Suporta a arquitetura de conjunto de instruções x86-64, uma extensão de 64 bits da arquitetura 80×86.

III. Cada núcleo em um i7 pode executar até 4 (quatro) instruções 80×86 por ciclo de clock, usando um pipeline de emissão múltipla, 16 (dezesseis) estágios, dinamicamente escalonados.

IV. Pode, também, suportar até dois threads simultâneos por processador, usando uma técnica chamada multithreading simultâneo.

Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, II, III e IV.

Sobre o processador Intel Core i7, analise as afirmativas a seguir.

   

III. Cada núcleo em um i7 pode executar até 4 (quatro) instruções 80x86 por ciclo de clock, usando um pipeline de emissão múltipla, 16 (dezesseis) estágios, dinamicamente escalonados.

 

IV. Pode, também, suportar até dois threads simultâneos por processador, usando uma técnica chamada multithreading simultâneo.

 

Está correto o que se afirma em
a)  IIIIII IV.
b)  III, apenas.
c)  II III, apenas.
d)  II IV, apenas.

 

O  texto da questão foi copiado do site https://pdfcoffee.com/arquitetura-de-computadores-uma-abordagem-quantitativa-david-a-patterson-e-john-l-hennessy-pdf-free.html), segundo o qual:

O Intel Core i7 suporta a arquitetura de conjunto de instruções x86-64, uma extensão de 64 bits da arquitetura 80x86. O i7 é um processador de execução fora de ordem que inclui quatro núcleos.   Cada núcleo em um i7 pode executar até quatro instruções 80x86 por ciclo de clock, usando um pipeline de 16 estágios, dinamicamente escalonados. O i7 pode também suportar até dois threads simultâneos por processador, usando uma técnica chamada multithreading simultâneo.

 

Analisando as afirmativas, temos que:

 

Certa: de fato, o Core i7 é um processador de quatro núcleos, e utiliza pipeline com execução fora de ordem. Segundo o livro "Arquitetura de Computadores - PCs", de Renato Rodrigues Paixão:

Pipeline é uma microarquitetura que permite ao processador iniciar uma nova instrução antes que a instrução atual termine, ou seja, permite que o processador leia uma nova instrução a partir da memória antes que a instrução atual seja finalizada. 

A utilização da técnica de pipeline economiza tempo na carga de instruções, garantindo que o processador não fique em estado de espera (wait state), isto é, aguardando que uma nova instrução seja carregada para ser executada. 

Os  processadores que utilizam a microarquitetura superescalar devem procurar  instruções que possam ser trabalhadas em um único ciclo de máquina. Por exemplo, para os processadores baseados na arquitetura x86, podemos citar as seguintes instruções: OR, MOV, ADD, SUB, entre outras. Entretanto, para que essas instruções possam ser processadas em um ciclo de máquina, elas não podem depender do resultado de uma segunda instrução, ou seja, os dados que serão utilizados em conjunto com as instruções devem estar disponíveis para o processamento. Essa técnica de procura por instruções independentes é conhecida como Execução Fora de Ordem (Out of Order - OOO). 

 

Certa:  x86-64 significa que o termo faz referência a versão de 64 bits do conjunto de instruções x86. Isso significa que processadores podem ter diferentes designs internos, mas devem implementar a especificação com o conjunto de instruções necessários para serem considerados x86. De fato, o core i7 suporta tal arquitetura

 

III. Cada núcleo em um i7 pode executar até 4 (quatro) instruções 80x86 por ciclo de clock, usando um pipeline de emissão múltipla, 16 (dezesseis) estágios, dinamicamente escalonados.

Certa: conforme comentado acima, o i& suporta arquitetura x86-64, o que significa que suporta a versão de 64 bits do conjunto de instruções x86. Como tem quatro núcleos, a cada ciclo de clock cada núcleo pode executar um instrução diferente paralelamente. Estágio é o nome dado à quantidade de operações paralelas que um processador é capaz de executar, ou seja, no caso do i7, são 16 estágios. 

 

IV. Pode, também, suportar até dois threads simultâneos por processador, usando uma técnica chamada multithreading simultâneo.

Certa: multitreading é o nome dado à capacidade que o sistema operacional tem para executar várias threads de forma independente, ou seja, sem que haja interferência de uma na outra. Isto permite aproveitar o potencial de processadores multinucleares, melhorando o desempenho do sistema. Tal técnica é suportada pelo i7. 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *