Suponha que um empresário deseja informatizar os serviços de sua empresa de tal forma a agilizar os serviços prestados e ganhar novos clientes. Para isto, ele contratará um técnico em informática para ligar os computadores em rede. Assinale o nome dado ao computador que tem como função controlar as demais estações de trabalho quando ligado em uma rede de computadores.
- A) Desktop.
- B) Netbook.
- C) Notebook.
- D) Servidor.
- E) CPU.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Servidor.
Analisando as alternativas, temos que:
A - Desktop.
Errada: desktop é um termo que pode ter duas interpretações diferentes: é o nome dado á Área de trabalho do Windows, e também é o nome dado a um computador de mesa, onde gabinete, mouse, teclado e monitor estão separados uns dos outros. De qualquer forma, não é o nome dado a um "computador que tem como função controlar as demais estações de trabalho quando ligado em uma rede de computadores".
B - Netbook.
Errada: Netbook é um computador ainda menor do que um notebook e mais leve. A maioria dos modelos pode ser acomodada em uma pequena bolsa, o que facilita bastante o transporte. No entanto, apenas modelos mais dispendiosos permitem uma utilização de programas que exijam um melhor desempenho. Não é o nome dado a um "computador que tem como função controlar as demais estações de trabalho quando ligado em uma rede de computadores".
C - Notebook.
Errada: notebook é um computador portátil, e graças à redução de preço, hoje bastante difundido entre usuários de computadores, é uma máquina muito prática, pois permite sua utilização em diversos ambientes diferentes. Não é o nome dado a um "computador que tem como função controlar as demais estações de trabalho quando ligado em uma rede de computadores".
D - Servidor.
Certa: a arquitetura cliente-servidor separa clientes e servidores, que se comunicam através de uma rede de computadores, sendo que os clientes podem enviar requisições para servidores e aguardar a resposta, uma rede onde várias máquinas podem atuar como servidores que disponibilizam recursos para as demais máquinas, chamadas de clientes. Este modelo foi criado com o objetivo de descentralizar dados e recursos de processamento, como ocorria na época em que os computadores eram mainframes.
Nesta arquitetura há um modelo onde dois ou mais computadores interagem de modo que um oferece serviços aos outros. Para a utilização de aplicações cliente-servidor, não é necessário que haja conexão com uma rede, pois cliente e servidor podem coexistir ou não na mesma máquina, considerando que:
- Cliente é um processo que interage com o usuário através de uma interface gráfica ou não, permitindo consultas ou comandos para recuperação de dados e análise e representando o meio pela qual os resultados são apresentados;
- Servidor é quem fornece um determinado serviço que fica disponível para todo cliente que o necessita. A natureza e escopo do serviço são definidos pelo objetivo da aplicação Cliente/Servidor.
Há redes que são, de fato, gerenciadas por um servidor que tem exclusivamente esta finalidade.
E - CPU.
Errada: este não é um nome dado a um computador: CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento) é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário