Um computador é de 16 bits se
- A) a sua memória CMOS é de 16 bits.
- B) a sua memória RAM é de 16 Mbytes.
- C) o seu clock oscila em torno de 16 MHz.
- D) o tamanho da palavra manipulada pela CPU é de 16 bits.
- E) os dados são armazenados na memória em blocos de 16 bits.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o tamanho da palavra manipulada pela CPU é de 16 bits.
Processador é a mesma coisa que CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento): é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas (e, portanto, pode ser considerado o cérebro da máquina) e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador.
Analisando as alternativas, temos que:
A – a sua memória CMOS é de 16 bits.
Errada: CMOS (Complementary metal–oxide–semiconductor) é uma memória que armazena, além da data e da hora do sistema, as configurações definidos através do programa de set-up (configuração), e toda vez que um computador é ligado, os dados desta memória são lidos e utilizados para que os dispositivos eletrônicos do computador estejam disponíveis para os programas do usuário. Esta memória é volátil, mas seu conteúdo não se perde quando o computador é desligado, pois na placa mãe há uma bateria que fornece energia para que os dados da CMOS não se percam quando a máquina for desligada.
Tal memória não tem qualquer relação com a arquitetura de um processador.
B – a sua memória RAM é de 16 Mbytes.
Errada: RAM - (Random Access Memory) é uma memória que armazena os programas e dados que o processador necessita para executar programas, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos.
Tal memória não tem qualquer relação com a arquitetura de um processador.
C – o seu clock oscila em torno de 16 MHz.
Errada: qualquer dispositivo eletrônico precisa de um ritmo para poder funcionar. O clock de uma CPU é um ritmo, ou seja, uma sequência compassada de pulsos que determinarão a execução de etapas. Estes pulsos são gerados por um cristal dentro da CPU: cada pulso corresponde a um ciclo, e a CPU usa estes ciclos para efetuar as etapas que executarão uma instrução e sincronizar o funcionamento dos dispositivos do computador. A cada pulso do clock a CPU executa uma instrução; então, para avaliar o desempenho de uma CPU, contamos quantos pulsos o clock é capaz de gerar em um segundo. Quanto mais pulsos o clock for capaz de gerar em um segundo, mais instruções serão executadas neste segundo, e assim a CPU trabalhará mais rapidamente. Quando contamos quantas vezes um fenômeno ocorre em um espaço de tempo, estamos avaliando a frequência, na unidade hertz, e não em bits.
Tal equipamento não tem qualquer relação com a arquitetura de um processador.
D – o tamanho da palavra manipulada pela CPU é de 16 bits.
Certa: a palavra do processador é a quantidade de bits que ele é capaz de utilizar por ciclo de processamento. Para que essa palavra possa ser utilizada, é necessário que o sistema operacional seja projetado para operar com este tipo de processador. "16", "32" ou "64" bits informam a quantidade de dados que um processador pode acessar a cada ciclo do clock, comentado acima. Os processadores modernos são de 64 bits e, obviamente, e são mais rápidos do que mais antigos de 32 bits e ainda mais do que os de 16 bits, já que podem acessar muito mais dados em um mesmo ciclo.
E – os dados são armazenados na memória em blocos de 16 bits.
Errada: a forma de armazenar dados na memória não está relacionada com a expressão "computador de 16 bits". Conforme comentado acima, esta expressão se refere à quantidade de bits que ele é capaz de utilizar por ciclo de processamento.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário