Um determinado computador possui uma arquitetura do tipo RISC. De uma forma geral, quando comparada com a arquitetura do tipo CISC, a arquitetura RISC
- A) possui instruções de tamanho fixo realizadas em um único ciclo de máquina.
- B) apresenta muitos modos de endereçamento à memória.
- C) possui muitas instruções complexas.
- D) é fracamente paralelizada.
- E) apresenta um conjunto pequeno de registradores.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) é fracamente paralelizada.
CISC (Complex Instruction Set Computer) é um conjunto de muitas instruções que podem ser dadas à CPU através de um programa. Para o programador é uma maneira mais fácil de trabalhar do que quando se cria programa para tecnologia RISC: como CISC aceita muitos comandos diferentes, há uma grande variedade de ordens à disposição do programador. Uma instrução CISC pode fazer o processador utilizar vários pulsos do clock para a execução prejudicando o seu desempenho.
RISC (Reduced Instruction Set Computer) é um conjunto reduzido de instruções que podem ser dadas à CPU através de um programa. Apesar de ser mais difícil para o programador de se trabalhar do que a CISC, esta tecnologia simplifica os programas tornando-os mais rápidos, pois cada instrução utiliza apenas um pulso do clock para ser executada. Utiliza instruções de tamanho fixo (em geral 32 bits), permitindo melhor alinhamento de instruções na memória, resultando em mais eficiência nas operações.
Analisando as alternativas, temos que:
A – possui instruções de tamanho fixo realizadas em um único ciclo de máquina.
Certa: de fato, enquanto na tecnologia RISC as instruções têm tamanho fixo, na CISC as instruções têm tamanho variável. Também é correto afirmar que na tecnologia RISC as instruções são projetadas para serem realizadas em um único ciclo de máquina, ao passo que na tecnologia CISC as instruções podem ser mais complexas e exigir vários ciclos de máquina para que sejam executadas.
B – apresenta muitos modos de endereçamento à memória.
Errada: a tecnologia RISC apresenta modos de endereçamento menores, enquanto a tecnologia RISC possui mais modos de endereçamento.
C – possui muitas instruções complexas.
Errada: na arquitetura CISC as micro-instruções são previamente gravadas no processador, e são usados após a decodificação de uma instrução, ou seja, há a necessidade da busca pela instrução em um ciclo de clock que é executada no próximo ciclo. No caso da arquitetura RISC, as instruções são equivalentes aos micro-códigos da arquitetura CISC, não havendo necessidade de decodificação, simplificando o hardware.
D – é fracamente paralelizada.
Errada: a tecnologia RISC permite implementar pipeline, disponibilizando amplamente a tecnologia de paralalelismo. Pipelining é uma técnica descrita da seguinte forma no livro Sistemas Digitais, de Frank Vahid:
Um método para se obter velocidade em circuitos digitais é por meio do uso de pipelining. Na técnica de pipelining, isso significa dividir uma tarefa grande em estágios sucessivos, de tal modo que os dados passam por eles como partes que se deslocam através de uma linha de montagem de uma fábrica. Cada estágio produz uma saída que será usada pelo estágio seguinte e todos os estágios trabalham concorrentemente (isto é, ao mesmo tempo). Desse modo, obtém-se um desempenho melhor do que se os dados da tarefa tivessem de ser completamente processados antes que novos dados pudessem começar a ser processados.
E – apresenta um conjunto pequeno de registradores.
Errada: na arquitetura RISC há uma grande quantidade de registradores, eles são utilizados para a alocação das variáveis de um programa, diferente da arquitetura CISC, na qual as variáveis são associadas a posições de memória.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A mas, equivocadamente, o gabarito fornecido pela banca foi a LETRA D.
Deixe um comentário