A comunicação de dados pode ser considerada a função básica inerente a um sistema de comunicação de informação. Na comunicação de dados, o elemento estrutural de uma camada OSI, que é definido como regras de semântica, de sintaxe e do formato das estruturas de dados, utilizadas por entidades pares dos dois sistemas para se comunicarem, visando à elaboração de algum serviço, é:
- A) Função.
- B) Entidade.
- C) Interface.
- D) Protocolo de comunicação.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Protocolo de comunicação.
A comunicação de dados pode ser considerada a função básica inerente a um sistema de comunicação de informação. Na comunicação de dados, o elemento estrutural de uma camada OSI, que é definido como regras de semântica, de sintaxe e do formato das estruturas de dados, utilizadas por entidades pares dos dois sistemas para se comunicarem, visando à elaboração de algum serviço, é:
a) Função.
b) Entidade.
c) Interface.
d) Protocolo de comunicação.
O modelo OSI divide a comunicação de uma rede em 7 camadas e define como cada camada se relaciona com a camada imediatamente superior ou inferior a ela. Cada camada é responsável por serviços ou ações visando a entrega do dado através da rede para outro computador. Quanto mais alta a camada, mais complexa é a tarefa. Uma camada superior pode oferecer serviços para uma camada inferior, mas, dependendo do sentido da comunicação, uma camada inferior também pode oferecer serviços para uma camada superior.
Os dados movem-se pela rede de comunicação em feixe discreto de bits denominado pacotes. Cada camada contribui para o agrupamento/separação de um pacote. Cada pacote, por sua vez, é dividido em quatro partes: a primeira avisa às placas que um pacote está a caminho, a segunda (cabeçalho) informa o destino, a origem e o tipo de pacote (controle de dados ou de rede), a terceira indica os dados que o pacote está transportando e a última os bits finais de verificação de erros e os caracteres do pacote final.
Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante que todos os dispositivos da rede usem a mesma linguagem, ou protocolo. Um protocolo é um conjunto de regras que tornam mais eficiente a comunicação em uma rede.
Uma definição técnica de um protocolo de comunicações de dados é: um conjunto de regras, ou um acordo, que determina o formato e a transmissão de dados. A camada n em um computador se comunica com a camada n em outro computador (como na figura abaixo). As regras e convenções usadas nessa comunicação são conhecidas coletivamente como o protocolo da camada n.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Função.
Errada: no contexto de redes, o termo "função" não tem definição relevante para a resolução da questão.
B – Entidade.
Errada: entidade é qualquer coisa capaz de enviar ou receber informações.
C – Interface.
Errada: o termo interface é usado no contexto da Informática com o significado de "ponte", ou seja, é um recurso que permite a comunicação entre dois outros, como é o caso do sistema operacional, por exemplo, que permite a comunicação entre o usuário e o hardware do computador.
D – Protocolo de comunicação.
Certa: segundo o livro "Comunicação de Dados e Redes de Computadores", de Behrouz A. Forouzan:
Protocolos
Nas redes de computadores, a comunicação ocorre entre entidades em sistemas diferentes. Uma entidade é qualquer coisa capaz de enviar ou receber informações. Entretanto, duas entidades não podem simplesmente enviar fluxos de bits uma para a outra e esperar que sejam compreendidas. Para que ocorra a comunicação, as entidades devem concordar com um protocolo. Protocolo é um conjunto de regras que controlam as comunicações de dados. Um protocolo define o que é comunicado, como isso é comunicado e quando deve ser comunicado. Os elementos-chave deum protocolo são sintaxe, semântica e timing.
- Sintaxe. O termo sintaxe refere-se 3 estrutura ou o formato dos dados, significando a ordem na qual cles so apresentados. Por exemplo, um protocolo simples poderia esperar que 0s primeiros 8 bits de dados significassem os endereços do emissor, o segundo conjunto de 8 bits seria o endereço do receptor e o restante do fluxo de bits seria a mensagem em si.
- Semântica. A palavra semântica se refere ao significado de cada seção de bits. Como determinado padrão deve ser interpretado e que ações devem ser tomadas com base nessa interpretação? Por exemplo, o endereço identifica a rota a ser tomada ou o destino final da mensagem?
- Timing. Este termo refere-se a duas características: quando os dados devem ser enviados e com que rapidez eles podem ser enviados. Por exemplo, se um emissor produz dados a 100 Mbps, mas o receptor é capaz de processar dados somente a 1 Mbps, 0 transmissor sobrecarregaré o receptor e parte dos dados sera perdida.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário