A transmissão e a recepção dos dados se fazem através dos meios de comunicação, conectando os terminais e equipamentos da rede de dados (hardware), somados aos protocolos e serviços da rede (software). Com base no hardware e software da rede d e dados, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A) Os endereços IP de 192.168.0.0 a 192.168.255.255 pertencem à classe C.
- B) A internet utiliza protocolo HTTP para a exibição de páginas de hipertexto, que é um protocolo originado na camada de transporte da arquitetura TCP/IP.
- C) O modem ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) permite a transmissão de sinais em banda larga através da rede telefônica por meio de multiplexação FDM.
- D) O cabo STP se difere do cabo UTP por possuir uma blindagem metálica contra interferências, e ambos utilizam conectores RJ45 para conectarem equipamentos de rede aos computadores.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A internet utiliza protocolo HTTP para a exibição de páginas de hipertexto, que é um protocolo originado na camada de transporte da arquitetura TCP/IP.
A transmissão e a recepção dos dados se fazem através dos meios de comunicação, conectando os terminais e equipamentos da rede de dados (hardware), somados aos protocolos e serviços da rede (software). Com base no hardware e software da rede de dados, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Os endereços IP de 192.168.0.0 a 192.168.255.255 pertencem à classe C.
b) A internet utiliza protocolo HTTP para a exibição de páginas de hipertexto, que é um protocolo originado na camada de transporte da arquitetura TCP/IP.
c) O modem ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) permite a transmissão de sinais em banda larga através da rede telefônica por meio de multiplexação FDM.
d) O cabo STP se difere do cabo UTP por possuir uma blindagem metálica contra interferências, e ambos utilizam conectores RJ45 para conectarem equipamentos de rede aos computadores.
Analisando as alternativas, temos que:
A - Os endereços IP de 192.168.0.0 a 192.168.255.255 pertencem à classe C.
Certa: em uma rede TCP/IP, cada nó recebe um endereço IP único que o identifica na rede. Um endereço IP é composto de uma sequência de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits cada. Cada grupo de 8 bits recebe o nome de octeto. O endereço IP é dividido em duas partes. A primeira identifica a rede à qual o computador está conectado e a segunda identifica o host dentro da rede. Para melhorar o aproveitamento dos endereços disponíveis, o endereçamento IP foi dividido em cinco classes, denominadas A, B, C, D, e E. As classes são usadas para definir quantos bits são alocados para endereço de rede e endereço de hosts, podem ser usadas também para dimensionar o tamanho da rede.
- A classe A possui endereços de 1.0.0.0 até 127.0.0.0;
- A classe B possui endereços de 128.0.0.0 até 191.255.0.0;
- A classe C possui endereços de 192.0.0.0 até 223.255.255.0:
- A classe D possui endereços 224.0.0.0 de até 239.255.255.255 e é usada para protocolos multicast conforme (RFC 2236);
- A classe E possui endereços de 240.0.0.0 até 255.255.255.255, essa classe é experimental e reservada para uso futuro.
B - A internet utiliza protocolo HTTP para a exibição de páginas de hipertexto, que é um protocolo originado na camada de transporte da arquitetura TCP/IP.
Errada: de fato, o protocolo que permite visitar páginas da Internet, que são arquivos em hipertexto, é o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) mas, diferente do que se afirma, ele atua na camada de Aplicação do modelo TCP/IP.
C - O modem ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) permite a transmissão de sinais em banda larga através da rede telefônica por meio de multiplexação FDM.
Certa: ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de acesso à Internet em banda larga, que utiliza linhas telefônicas comuns, oferecendo uma alta velocidade de conexão. ADSL não utiliza a tecnologia de redes FDM (Frequency Division Multiplexing), que permite o compartilhamento da banda através da divisão de frequências e é útil quando a largura de banda de um meio de transmissão conectando dois dispositivos for maior do que a necessidade de largura de banda dos dispositivos, o que não ocorre com a conexão de um cliente da tecnologia ADSL.
D - O cabo STP se difere do cabo UTP por possuir uma blindagem metálica contra interferências, e ambos utilizam conectores RJ45 para conectarem equipamentos de rede aos computadores.
Certa: de fato, par trançado UTP (unshielded twisted pair) é uma tecnologia para a conexão de nós em rede, que utiliza cabos metálicos trançados em pares, onde a transmissão é feita através de pulsos elétricos, e esta tecnologia está sujeita a interferências causadas por fontes eletromagnéticas. O cabo STP (Shielded twisted pair) tem a função de evitar tais interferências. Em ambos os casos, o tipo de conector usado é o RJ45, específico para cabo do tipo par trançado.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário