Acerca de TCP/IP e de modelo OSI, julgue o item subsecutivo.
É característica do HTTP o envio e o recebimento de dados na camada de aplicação do modelo TCP/IP; as definições do HTTP trabalham com códigos de erro, tanto do lado cliente quanto do lado servidor.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
A arquitetura de redes é relativamente complexa, já que envolve muitos elementos de hardware e software, que vão desde a comunicação com os meios físicos de transmissão até controle de erros e manutenção da segurança e de níveis de desempenho. Para facilitar a execução de projetos, as redes são concebidas como um conjunto de níveis ou camadas - sendo este último termo empregado em muitas questões de provas. Cada camada disponibiliza serviços para as camadas superiores de forma transparente: as demais camadas não precisam saber de detalhes dos serviços implementados um uma camada específica. A comunicação é estabelecida graças à utilização de protocolos, que consistem em regras de comunicação.
A ISO (International Standard Organization) propôs, em 1980, um modelo de referência de sete camadas, denominado OSI - Open System Interconection - Interconexão de Sistemas Abertos), para descrever a estrutura e funcionamento dos protocolos de comunicação.
O conjunto de protocolos TCP/IP foi desenvolvido antes do modelo OSI, e é constituído de cinco camadas: física, enlace de dados, rede, transporte e aplicativo, esquematicamente comparadas com as camadas do modelo OSI da seguinte forma:
(Fonte da figura: Protocolo TCP/IP - 3.ed. Por Behrouz A. Forouzan, Sophia Chung Fegan)
Como vemos na figura acima, na camada de Aplicativos (a qual também pode ser chamada de camada de Aplicação) figura o protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), que é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia. Ele é implementado em dois programas: um cliente, o outro servidor. Os dois são executados em sistemas finais diferentes, conversam um com o outro por meio da troca de mensagens HTTP, e há mensagens de pedido e mensagens de resposta.
Segundo o livro "Redes de Computadores: uma abordagem top-down", de Behrouz A. Forouzan, Firouz Mosharraf:
A mensagem de resposta consiste em uma linha de estado , linhas de cabeçalho, uma linha em branco, e às vezes um corpo. A primeira linha em uma mensagem de resposta é chamada linha de estado . Existem três campos nessa linha separados por espaços e terminados por um retorno de carro e uma nova de linha. O primeiro campo define a versão do protocolo HTTP. O campo de código de estado define o estado do pedido. Ele consiste em três dígitos.
Os códigos na faixa de 400 a 499 indicam um erro no lado do cliente . Os códigos na faixa de 500 a 599 indicam um erro no lado do servidor . A frase de estado explica o código do estado em formato de texto.
Concluímos, portanto, que o O ITEM ESTÁ CERTO, pois, de fato, como vimos acima, o HTTP atua na camada de aplicação do modelo TCP/IP e opera com códigos de erros, tanto do lado cliente, quanto do lado servidor.
Deixe um comentário