Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise os protocolos abaixo.

 

1) ARP

2) HTTP

3) SMTP

4) FTP

5) RIP

 

Dentre os protocolos apresentados, são protocolos TCP/IP da camada de aplicação, apenas:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) 2, 3 e 4.

Analise os protocolos abaixo.

 

1) ARP

2) HTTP

3) SMTP

4) FTP

5) RIP

 

Dentre os protocolos apresentados, são protocolos TCP/IP da camada de aplicação, apenas:

a)  1, 2 e 3.

b)  3, 4 e 5.

c)  2, 3 e 4.

d)  2, 4 e 5.

e)  1, 2 e 5.

 

Os protocolos mencionados tem as seguintes características:

 

1) ARP

O protocolo ARP (Address Resolution Protocol) permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP. Ele faz a correspondência entre os endereços físicos e os endereços lógicos interrogando as máquinas da rede para conhecer o seu endereço físico, seguidamente cria uma tabela de correspondência entre os endereços lógicos e os endereços físicos numa memória secreta.  Este protocolo atua na camada de Internet do modelo TCP/IP.

 

2) HTTP

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídiaEste protocolo atua na camada de Aplicação do modelo TCP/IP.

 

3) SMTP

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo utilizado pelos clientes de e-mail para enviar mensagens para o provedor. Assim sendo, ele não recupera, mas envia informações ao servidor.  Este protocolo atua na camada de Aplicação do modelo TCP/IP.

  

4) FTP

FTP (File Transfer Protocol): os servidores FTP são computadores na Internet o na rede local aos quais usuários podem estar autorizados a utilizar para armazenar arquivos. Neste caso, para manter os arquivos organizados, os usuários precisam efetuar procedimentos para manter esta organização, tais como excluir, mover, copiar e renomear objetos, entre outros. O protocolo que permite efetuar tais operações é o FTP, que atua na camada de Aplicação.

  

5) RIP

O protocolo RIP (Routing Information Protocol) é responsável pela construção de uma tabela que informa as rotas possíveis dentro baseado na distância entre dois roteadores, sendo que a distância corresponde à quantidade de roteadores entre a origem e o destino. Ele é um protocolo de vetor de distâncias:  desta forma, ele usa contagem de saltos como métrica de custo, isto é, cada enlace tem custo 1. No RIP, os custos são definidos desde um roteador de origem até uma sub-rede de destino. O termo salto representa o número de sub-redes percorridas ao longo do caminho mais curto entre o roteador de origem e uma sub-rede de destino. Este protocolo atua na camada de Aplicação do modelo TCP/IP.

 

Alguns autores afirmam o protocolo RIP atua na camada de aplicação. Segundo o livro Redes de Computadores: uma abordagem Top-Down, de Behrouz A. Forouzan e Firouz Mosharraf:

O RIP é um processo daemon (um processo que fica em execução em segundo plano) denominado routed (abreviação de rout daemon). Isto significa que, embora o RIP seja um protocolo de roteamento que ajuda o IP a rotear seus datagramas através do AS, as mensagens RIP são encapsuladas em datagramas de usuário UDP, que, por sua vez, são encapsulados em datagramas IP. Ou seja, o RIP é executado na camada de aplicação, mas cria tabelas de roteamento para o IP na camada de rede.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C, inferindo que a banca considerou a camada na qual o RIP cria tabelas de roteamento. Há condições, no entanto, para a anulação da questão.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *