Assinale a alternativa que NÃO apresenta um Protocolo de Segurança para redes sem fio.
- A) WEP.
- B) WPA com autenticação TKIP.
- C) WPA com autenticação EAP.
- D) WPA2.
- E) WPA4.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) WPA4.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um Protocolo de Segurança para redes sem fio.
Analisando as alternativas, temos que:
A – WEP.
Errada: WEP (Wired Equivalent Privacy) foi criado em 1999, e é compatível com praticamente todos os dispositivos wifi disponíveis no mercado. Pela tradução, este protocolo pretende dar a uma rede sem fio a mesma segurança que se observa em uma rede LAN cabeada. Na verdade, o padrão WEP se torna mais inseguro à medida que o poder de processamento dos computadores aumenta.
B – WPA com autenticação TKIP.
Errada: WPA (Wi-Fi Protected Access) é um protocolo para redes sem fio, que consiste em uma melhoria em relação ao WEP. O WPA surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-FI Alliance (WFA) e membros do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) com o objetivo de aumentar o nível de segurança das redes sem fio no ano de 2003, para resolver problemas de vulnerabilidade encontrados no WEP. Pode usar o TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), que é um protocolo com algoritmo de criptografia baseado em chaves que se alteram a cada novo envio de pacote. A sua principal característica é a frequente mudança de chave que garante mais segurança. A senha é modificada automaticamente por padrão a cada 10.000 pacotes enviados e recebidos pela placa de rede.
C – WPA com autenticação EAP.
Errada: o WPA detalhado acima pode usar EAP (Extensible Authentication Protocol) é um recurso que permite que um usuário se autentique em um servidor específico a fim de receber mensagens provenientes do ponto de acesso. Este servidor trabalha com o uso do protocolo RADIUS (Serviço de Autenticação Remota de Chamada de Usuário) e tanto pode ser representado pelo ponto de acesso quanto por uma outra máquina dedicada a este fim.
D – WPA2.
Errada: o padrão WPA2 substituiu o WEP (Wired Equivalent Privacy), que era usado nas redes cabeadas, oferecendo segurança maior para redes sem fio. Utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) que é mais seguro e mais pesado do que o WPA original, que utiliza o algoritmo RC4, que também era usado no WEP. O AES é um sistema de criptografia bastante seguro, baseado na utilização das chaves com 128 a 256 bits.
E – WPA4.
Certa: não existe protocolo de segurança denominado "WPA4".
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário